Quinta-Feira, 18 de setembro de 2024
Justiça no Interior

TJBA entra na 3ª fase de retomada das atividades presenciais na próxima terça-feira. Entenda como funcionará a Justiça Comum da Bahia

A partir do dia 03 de novembro de 2020 passa a vigorar a terceira fase da retomada presencial das atividades do Poder Judiciário da Bahia conforme Ato Normativo Conjunto n° 24/2020 do TJBA.
Confira resumidamente as três principais mudanças:
a) Os servidores exercerão as atividades presencialmente, no quantitativo diário equivalente a um servidor para cada 4 m² dos espaços físicos, ou correspondente a 30% do efetivo das unidades, prevalecendo o maior número, podendo ser estabelecido o sistema de rodízio para o cumprimento dos limites estabelecidos.
b) Fica autorizado o acesso das partes, advogados, membros da Defensoria Pública e do Ministério Público às dependências do PJBA, mediante prévio agendamento e somente nas hipóteses, em que não for possível a realização do atendimento remoto.
c) O pedido de carga e devolução de processo físico deverá ser solicitado à Unidade Judiciária competente, através do sistema de agendamento, disponível no portal de domínio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Os prazos dos processos físicos permanecem suspensos até a quarta fase do cronograma, contudo isto não obsta a prática de ato processual necessário à preservação de direitos de natureza urgente.
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A força nacional, o autoritarismo e o pacto federativo – Rômulo de Andrade Moreira

No início deste mês, a União, por meio da Portaria 493/2020, editada pelo Ministério da Justiça e de Segurança Pública, autorizou unilateralmente o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em dois municípios baianos: Prado e Mucuri. O Estado da Bahia, evidentemente, inclusive por não ter sido solicitada alguma ajuda federal, interpôs junto ao Supremo Tribunal Federal a Ação Cível Originária nº. 3427, distribuída ao ministro Edson Fachin, que determinou, em decisão liminar, a retirada, no prazo de 48 horas, de todo o contingente da Força Nacional enviado ao local.

A “intervenção” federal dar-se-ia no período de 3 de setembro a 2 de outubro e seria feita, supostamente, para dar apoio ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no cumprimento de mandado de reintegração de posse em dois assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Segundo constou na ação interposta pela procuradoria-geral do Estado da Bahia, “apesar da operação ter sido autorizada para a preservação da ordem pública e da incolumidade de pessoas e patrimônios, não há qualquer indício de conflitos sociais, desestabilização institucional ou riscos de outra natureza que justificassem a medida”, razão pela qual “a Força Nacional teria sido mobilizada para intervir na segurança pública do estado de forma desarrazoada e violadora de sua autonomia federativa.”

Na sua decisão de natureza liminar, o relator afirmou que o art. 4º. do Decreto nº. 5.289/2004, quando dispensa a anuência do governador no emprego da Força Nacional, viola o princípio da autonomia estadual. Este dispositivo prevê que a Força Nacional pode ser empregada mediante solicitação expressa do governador ou de ministro de Estado. Nada obstante este dispositivo normativo, e conforme observado pelo ministro Fachin, a jurisprudência da Suprema Corte consolidou-se no sentido da autonomia dos Estados, desautorizando o disposto no referido decreto.

Segundo consta da decisão monocrática, “a definição dos contornos de um federalismo cooperativo pressupõe que os entes federados sejam permanentemente protegidos contra eventuais tendências expansivas dos demais.” Ademais, conforme também ressaltado pelo relator, a Lei nº. 11.473/2007 estabelece a necessidade de um convênio entre as partes sempre que houver a necessidade de uma operação dessa natureza. Assim, nos termos da decisão preliminar, seria “necessária uma concorrência de vontades para que não se exceda o limite constitucional de proteção do ente federado.”

Por fim, justificando ainda a liminar, o relator referiu-se aos “enormes riscos para a estabilidade do pacto federativo, acrescidos ainda das circunstâncias materiais da ação, isto é, o exercício dos poderes inerentes à segurança pública e o possível uso da violência”, lembrando também que o “quadro geral de pandemia da Covid-19 exige que a mobilização de contingentes de segurança seja sensivelmente restrita e sempre acompanhada de protocolos sanitários.”²

Após a concessão da liminar, já na sessão realizada no último dia 24 de setembro, e por maioria de votos, o plenário do Supremo Tribunal Federal referendou a decisão do ministro relator, confirmando a necessidade da retirada de todo o contingente da Força Nacional enviado aos dois municípios baianos, firmando-se, doravante, o entendimento que “a utilização da Força Nacional sem a autorização do governador viola o princípio constitucional da autonomia dos estados.”³

Apenas o ministro Luís Roberto Barroso considerou legítimo que a Polícia Federal solicite o auxílio para proteger o patrimônio da União, em razão do disposto no art. 4º. do Decreto nº. 5.289/2004, que autoriza a atuação da Força Nacional por solicitação de governador ou de ministro de Estado, não havendo, segundo ele, violação da autonomia dos entes federados.

Pois bem.

Como se sabe, e segundo se depreende do art. 18 da Constituição Federal, a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, entidades autônomas que formam a estrutura federativa brasileira. Estes entes federados detêm autonomia, seja em razão da existência de um governo local (com órgãos governamentais independentes da União), seja porque possui competências exclusivas, com plena capacidade normativa a respeito de determinadas matérias (neste sentido, veja-se, dentre outros, os arts. 17, 23, 24, 25, 29, 42 e 32, da Constituição Federal).

Apenas se admite a quebra do equilíbrio federativo, muito excepcionalmente, no caso de intervenção federal nos Estados e no Distrito Federal, e dos Estados nos Municípios, nas situações expressamente previstas nos arts. 34 a 36 da Constituição. Esta medida extrema – que, de toda maneira, fere a autonomia federativa, mas está prevista na própria Constituição -, afastando temporariamente a atuação das entidades federadas, “só há de ocorrer nos casos nela taxativamente estabelecidos e indicados como exceção ao princípio da não intervenção.”4

Esta autonomia dos entes federativos, como é evidente, decorre da própria concepção de federalismo que, em razão de “sua envergadura histórica e sociológica, é uma tendência natural da organização social, sendo, por isso, mais amplo do que qualquer ordem jurídica ou mesmo política.”5

Neste modelo, como diz também Afonso Arinos, são mais valorizadas “as relações de coordenação do que as relações de subordinação”, afinal “toda centralização tende à subordinação, e, consequentemente, à hierarquia e à disciplina rígidas.” Para ele, neste aspecto específico, o federalismo é um verdadeiro “processo de garantia da liberdade, desde que levada a efeito dentro da ordem jurídica e dentro de um esquema geral intangível.”6

Também abordando o mesmo tema, ainda que sob a ótica da ordem jurídico-constitucional inaugurada pela Constituição de 1946, anota Pinto Ferreira que “a verdadeira doutrina a explicar o regime de relações entre a União e os Estados-membros é a teoria da descentralização política, consistente na repartição de competências entre os órgãos centrais e os órgãos locais.”7

Também comentando a Constituição de 1946, certamente (até então) a mais democrática da República, Pontes de Miranda afirmava que “no Estado federal a união é permanente, ou baseada no que quiseram os Estados-membros, ou no que o povo dele, Estado federal, que antes não o era, quis. E a verdade histórica e doutrinária, a respeito do Brasil, é a última.” Para ele, nada obstante, a federação não ser uma mera medida técnica de descentralização, nela “cada parte tem (ainda imaginariamente) o seu status e perde algo dele em proveito comum”, conferindo-se aos Estados-membros um pouco do que era central.8

Na doutrina estrangeira, destaca-se Häberle, para quem o Estado federal “é uma estrutura constitucional que frequentemente é entendida como mero ´princípio da organização estatal`, mas que hoje constitui um princípio material essencial da Constituição da cultura.” Para ele, “a estrutura do Estado federal é parte integrante do Estado constitucional.”9

Ainda analisando o princípio federativo, e desde o ponto de vista da Alemanha unificada, Häberle destaca com um dos seus pilares exatamente “a distribuição de competências entre a Federação e os Länder, como uma ´importante manifestação do princípio federativo… e ao mesmo tempo como elemento de uma divisão funcional adicional dos poderes. Esta manifestação distribui o poder político e estabelece um marco jurídico-constitucional para seu exercício.`”10

Ora, evidentemente, e apesar do entendimento de um dos ministros da Suprema Corte, não se compatibiliza com os princípios de uma república federativa uma intervenção federal como a que foi levada a cabo neste caso. Aqui, sem dúvidas, reflete-se um caráter autoritário de um governo que, de mais a mais, parece ignorar os laços democráticos e republicanos que devem unir as relações entre a União e os Estados.

Deve ser veementemente afastada qualquer tentativa – ainda que eventualmente respaldada por um dispositivo normativo inconstitucional – de intromissão federal nas coisas pertinentes à competência do Estados, ainda mais quando o próprio ente federativo dispensa tal ajuda, tratando-se, sem dúvidas, de um traço autoritário na condução do governo.

Aqui, por óbvio, utiliza-se o substantivo autoritarismo (respaldando-se na lição de Bobbio, Matteucci e Pasquino) em dois dos seus possíveis contextos: como uma disposição psicológica a respeito do poder e como uma manifestação de uma ideologia política.11 No sentido psicológico, e num certo aspecto, pode ser identificada uma personalidade autoritária quando há uma “disposição em tratar com arrogância e desprezo os inferiores hierárquicos e em geral todos aqueles que não têm poder e autoridade.”12

Por fim, e muito a propósito do caso brasileiro, é necessário ter em conta que o autoritarismo, muitas vezes, “conquistou adeptos pelo que fez e não apenas pela imagem que apresentou a si mesmo. Ainda mais que muitas dessas grandes ‘conquistas` tivessem um alto preço a ser pago mais tarde, no curto prazo elas possibilitaram que a ditadura se estabelecesse, prosperasse e ficasse mais ambiciosa.”13

É preciso, portanto, atenção!

Rômulo de Andrade Moreira
Procurador de Justiça na Bahia, Professor de Direito Processual Penal da Universidade Salvador – UNIFACS

Barra do Choça – Candidatos a prefeito impugnam registros reciprocamente.

Durante o período eleitoral, candidatos a prefeito trocaram Ações de Impugnação de Registro de Candidatura em Barra do Choça.

A coligação “Vamos Reconstruir Barra do Choça”, que tem como candidato a prefeito Oberdan Rocha, por intermédio da advogada Najara Oliveira, alegou que as contas referentes ao exercício financeiro de 2017 e de 2018 sob a responsabilidade do candidato Adiodato obtiveram parecer contrário do Tribunal de Contas dos Municípios. A defesa, por meio do advogado Igor Sousa, argumentou que não existe inelegibilidade, tendo em vista que o órgão competente para julgar as contas do Município é a Câmara Municipal, assim como não existem decisões condenatórias definitivas que pudessem acarretar tal inelegibilidade. A Justiça Eleitoral acatou a tese de defesa e deferiu o registo do atual prefeito à reeleição.

Do outro lado, a coligação “És barra de fé e grandeza” alega que o candidato Oberdan Rocha no exercício do mandato de Prefeito do Município de Barra do Choça em 2016 teve suas contas reprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores, em concordância com o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios que teria identificado irregularidades. A defesa do ex-prefeito, desta feita, foi promovida pela advogada Keytiane Santiago, alegando principalmente a existência de liminar da Justiça Comum que suspendeu os efeitos da reprovação das contas pela Câmara.

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favorável ao deferimento de ambas candidaturas, posicionamento seguido pela juíza Lázara Abadia de Oliveira Figueira que deferiu as duas candidaturas.

Os Embargos de Declaração opostos contra a sentença que deferiu o registro de Oberdan Rocha foram rejeitados, contudo o processo segue no prazo de recurso eleitoral. Acompanhe aqui no Blog Justiça no Interior o desfecho do caso em breve.

Fonte: TSE

Poções – Pedido de impugnação é rejeitado e candidata substituta tem registro deferido.

No final do último mês, o candidato a prefeito de Poções conhecido como “Dr. Otto” apresentou pedido de renúncia, declarando não ter mais interesse em se candidatar ao cargo de gestor da cidade. O ex-prefeito de Poções fora então substituído pela candidata conhecida como “Dona Nilda”. Ocorre que o Ministério Público Eleitoral entendeu que ela não teria efetuado o pagamento de uma multa eleitoral na qual foi condenada em virtude da prática de conduta vedada. A defesa, representada pelo advogado Marcus Vinícius de Souza, contestou a ação de impugnação alegando que a candidata teria efetuado parcelamento da multa eleitoral, estando, portanto, quite com a Justiça Eleitoral. A juíza Janine Soares de Matos Ferraz acatou os argumentos da defesa e deferiu o registro de candidatura de “Dona Nilda”.

Todos os candidatos à prefeitura de Poções estão aptos a concorrer às eleições do dia 15/11/2020.

Fonte: TSE

Vitória da Conquista – Justiça Eleitoral revê posição e defere duas candidaturas a prefeito.

Faltando menos de um mês para as eleições municipais 2020, Vitória da Conquista duas candidaturas para prefeito indeferidas em um primeiro momento pela Justiça Eleitoral.

O candidato Romilson Filho foi intimado para sanar pendências na documentação referente a quitação de multa eleitoral, deixando transcorrer o prazo. Ato contínuo, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se contrário ao pedido de candidatura e a juíza Márcia da Silva Abreu sentenciou o processo indeferindo sua candidatura. A defesa do candidato, representada pelo advogado João Carlos Gomes Silva entrou com Recurso Eleitoral no último dia 20 de outubro, apresentando documentos que alegava comprovarem o parcelamento e pagamento regular da multa desde o ano de 2017, mesmo fundamento utilizado pela Coligação Conquista Independente representada pelos advogados Tadeu Cincurá e Karlyle Castelhano, ao passo que a Justiça Eleitoral acolheu as teses de defesa e, em juízo de retratação, reconsiderou a decisão deferindo o registro.

Já o candidato Cabo Herling foi intimado a sanar pendências em seu registro, pois constaria no Cartório Eleitoral que o mesmo não possuiria filiação partidária. No entanto, mesmo o MPE manifestando-se favorável ao seu pedido de candidatura, Justiça Eleitoral a indeferiu. A defesa do candidato, representada pela advogada Mayara Araújo Oliveira, entrou com Recurso Eleitoral no último dia 21, informando que o Cabo Herling é Policial Militar da ativa, sendo-lhe vedado, portanto, filiação a partidos políticos. A Justiça Eleitoral, também em juízo de retratação, reconsiderou a decisão anterior e deferiu o registro de candidatura por entender satisfeita a exigência com a juntada do comprovante de filiação com o recurso.

Os dois candidatos seguem na disputa ao cargo de prefeito da cidade.

Fonte: TSE

Blog Justiça no Interior – Apresentação

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