Terca-Feira, 26 de novembro de 2024
Justiça no Interior

Receita Federal alerta sobre novo golpe sobre restituição de imposto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma tentativa de golpe envolvendo o nome da Receita Federal vem sendo executada no país. Golpistas estão utilizando informações a respeito de restituição de impostos para prejudicar os cidadãos.

A instituição alerta sobre os cuidados com as comunicações enviadas por e-mail e frisa que as comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail ou mensagens. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou certificado digital.

A Receita disponibilizou um exemplo de comunicação que golpistas estão utilizando. Com um assunto apelativo de “Saque Imediato” , eles usam termos técnicos como PER/DCOMP e ainda tentam dar veracidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando por fim um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para causar dano os contribuintes. Confira abaixo o exemplo:

As informações são da Receita Federal

Ministério Público retoma atividades 100% presenciais

Foto: Reprodução/MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), na segunda-feira,7, as atividades 100% presenciais A partir disso, a instituição conta com a integralidade dos membros e servidores atuando nas suas unidades, em expediente que vai das 8h às 18h. O atendimento presencial permanecerá aberto ao público.

Segundo a Comissão de Prevenção de Infecções no Ambiente de Trabalho, a retomada das atividades presenciais foi estabelecida por conta da situação epidemiológica e dos indicadores técnico-científicos a respeito do cenário pandêmico.

Para avançar nas fases de retomada das atividades, o MPBA também levou em consideração a taxa de ocupação de leitos de UTI, o índice de óbitos, o número de casos novos e os confirmados no Estado da Bahia e indicadores de contaminação por integrantes da instituição, além dos critérios técnico-científicos utilizados pelo Governo do Estado. 

Segundo o Ministério Público, a retomada das atividades presenciais não representa o fim das medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, por isso as demais orientações relativas ao trabalho presencial no cenário pandêmico ainda deverão ser observadas pelos integrantes e suas unidades, especialmente as normas de distanciamento social, etiqueta respiratória e uso de máscaras, EPIs e EPCs.

Nesta nova fase, é permitida a realização de vistorias, inspeções e reuniões, sendo facultado ao membro realizá-las desde que observe as diretrizes e orientações sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus. A realização de eventos institucionais presenciais também devem observar as recomendações das autoridades sanitárias, especialmente no que se refere ao limite máximo de público permitido para tais ocasiões e a capacidade do local, ouvidas as unidades da instituição com atribuição sobre o tema para deliberação conjunta.

As informações são do MPBA

FEIRA DE SANTANA: Justiça restabelece auxílio-doença para enfermeiro e manda INSS pagar R$ 53 mil

Foto: Reprodução/DPU

A Justiça Federal na Bahia acatou o pedido da Defensoria Pública da União para restabelecer o auxílio-doença para um enfermeiro de 38 anos. A decisão ainda garante que o benefício não seja novamente cessado sem que o assistido passe por programa de reabilitação profissional.

O Instituto Nacional de Previdência Social também teve de pagar, por meio da expedição de Requisição de Pequeno Valor, aproximadamente de R$ 53 mil referentes aos valores retroativos do auxílio-doença, cessado irregularmente em abril de 2019. 

Na sentença, proferida pela 9ª Vara Cível do Juizado Especial Federal da Bahia, que restabeleceu o seguro em 2021, a juíza esclareceu que houve ilegalidade na cessação automática do benefício, uma vez que o segurado não foi encaminhado, em momento algum, para reabilitação profissional antes disso, conforme artigo 62 da Lei n° 8.213/91 (Planos de Benefícios da Previdência Social).

Em despacho anterior, que garantiu o direito à implantação do auxílio-doença, foi determinado o encaminhamento do rapaz ao processo de reabilitação profissional, de modo a ter condições de exercer atividade compatível com a limitação que apresenta, medida não cumprida pelo INSS. O enfermeiro é portador de hérnia discal lombar, além de poliartralgia difusa secundária e artrite reumatoide, encontrando-se parcial e permanentemente incapacitado para o labor, conforme laudo do perito judiciário.

Ele procurou a DPU em Feira de Santana após a suspensão do seu benefício, em julho de 2019, já com um processo judicial em trâmite na Justiça Federal, sem o auxílio técnico de advogado. É possível realizar um pedido diretamente ao Poder Judiciário, por meio de atermação – quando um funcionário da Justiça transcreve o pedido da parte e dá início ao processo judicial sem advogado – nas causas de até 60 salários. Por razões de competência de atuação e da manifestação de interesse do cidadão, seu caso foi encaminhado da DPU em Feira de Santana para a unidade de Salvador, que passou a atuar no caso.

O assistido, que recebeu o auxílio-doença por nove anos, passou por nova perícia judicial, sendo constatado o estado incapacitante para o trabalho que exercia. Ele teve o auxílio restabelecido e o pagamento dos valores não recebidos determinado judicialmente, uma vez que a cessação havia sido ilegal.

No entanto, como não passou pelo processo de reabilitação profissional, a reversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez foi, por ora, indeferida pela juíza. Na decisão, foi determinada a notificação da Agência de Atendimento de Demandas Judiciais (AADJ) do INSS para que não haja data limite para a cessação desse auxílio, até que ele passe por programa de reabilitação profissional.

As informações são da Defensoria Pública da União

GANDU: Nova diretoria da OAB é empossada

Foto: OAB-BA

Em solenidade realizada na quinta-feira, 03, a nova diretoria que comandará a OAB subseção de Gandu tomou posse. No triênio 2022/24 a advogada Valéria Costa estará à frente da Ordem. Além dela, também foram empossados o vice-presidente Sérgio Vilas Bôas, o secretário-geral Yves Freire, a secretária adjunta Amanda Leite, e o tesoureiro Caio Vinhas.

Ao destacar o orgulho de dirigir a subseção, a nova presidente da OAB de Gandu enalteceu a importância da ocupação de espaços por mulheres na advocacia. “Ser advogada mulher não é fácil, só nós sabemos as dificuldades que temos que enfrentar no dia a dia”, pontuou.

Sobre seus planos de gestão, Valéria se comprometeu a lutar pelos interesses da advocacia e defender, de forma inegociável, as prerrogativas da classe. “Também incentivaremos o empreendedorismo e buscaremos lutar por uma sociedade mais justa em que o cidadão tenha a prestação jurisdicional que merece”, disse. 

Em seu discurso, a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, disse reafirmou seu compromisso com a advocacia do interior. “Nas alegrias e nas tristezas, a OAB-BA estará junto às subseções, de mãos dadas, em todas as trincheiras”. “Se advogar é ser sobretudo um forte, ser advogado no interior da Bahia é ser um herói e uma heroína, porque os desafios hoje impostos ao exercício da nossa profissão são muito maiores aqui. Por isso nós, da seccional, lutaremos lado a lado com os colegas do interior”, destacou.

As informações são da OAB-BA

TJBA divulga plantão judicial de 08 à 15 de março

Foto: Reprodução/TJBA 

O Plantão Judicial é destinado à apreciação nos casos fora do horário regular de expediente forense, bem como, ao atendimento exclusivo de demandas cíveis e criminais dirigidas aos órgãos do Poder Judiciário estadual, revestidas de caráter de urgência.

O Plantão do TJBA funciona diariamente das 18:01 às 22:00h. Aos sábados, domingos e feriados, das 09:00 às 13:00h. Sobreaviso, nos demais horários.

CONFIRA O PLANTÃO DE 08 À 15 DE MARÇO

TJBA condena empresa de vistoria a indenizar compradora de um carro clonado

Foto: Migalhas

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) manteve a condenação de uma empresa de vistoria de veículos da Bahia, de indenizar uma cliente pela compra de um carro clonado, em 2012. A mulher deve receber R$ 10 mil por danos morais e R$ 18,5 por danos materiais, com correção monetária.

Inicialmente, a requerente comprou o carro em 2012 e contratou a empresa para avaliar o automóvel, antes dela fechar o negócio. A seguradora era credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ao final da avaliação, a empresa emitiu um laudo certificando que não havia encontrado evidências de adulteração no carro. Por conta das conclusões da empresa, a compradora adquiriu o carro pelo valor de R$ 16 mil e investiu mais R$ 2,5 mil para instalar direção hidráulica e ar condicionado no veículo.

Alguns anos depois, a mulher decidiu vender o carro e durante os processos de transferência de propriedade do bem, ela descobriu sobre a clonagem do veículo. Por isso, ela teve que deixar o carro sob responsabilidade do Detran para a perícia identificar a origem da clonagem. Além disso, ela ainda teve que devolver o valor à nova compradora, sofrendo prejuízos materiais e emocionais.

Por conta do transtorno, a consumidora entrou com ação judicial na 5ª Vara Cível e Comercial de Salvador, que condenou a empresa de vistorias pelos danos materiais e morais. Entretanto, a ré entrou com recurso judicial e o TJBA manteve a mesma decisão, em segunda instância.

Em sua defesa, a empresa de vistorias afirmou que a verificação de irregularidades é de competência do Detran e que não deu causa à adulteração, clonagem ou similar, além de que não houve provas de ocorrência de danos morais.

Em primeira instância, o juiz Antônio Gomes de Oliveira Neto, da 5ª Vara Cível e Comercial de Salvador, afirmou que é incontestável que “as empresas de vistoria respondem pelas informações e dados que fazem constar de seus laudos, devendo elaborá-los fidedignamente”. “Na hipótese dos autos, constata-se evidente a falta de cuidado da parte ré na prestação do seu serviço à parte autora, quando da elaboração do laudo de vistoria que impulsionou a conclusão errônea de inexistência de adulteração do chassi de seu veículo, mormente por ser inerente à atividade prestada por aquela, que deve aferir a regularidade dos fatos, a fim de evitar-se os transtornos consoante os relatados no caso”, avaliou o magistrado. 

Para o juiz, “houve o cometimento de ato ilícito por parte da ré, decorrente da falha na prestação do serviço, restando caracterizado o nexo de causalidade com os danos causados à parte autora”.

Na sentença, o juiz Antônio Gomes aponta que é inegável o “abalo moral experimentado pela parte autora, consubstanciado no constrangimento, cuja situação, induvidosamente, gerou em seu espírito, sentimento de impotência, revolta e inconformismo, afetando seu estado emocional e psicológico, mormente quando teve o veículo retido pelo órgão de trânsito, não podendo mais dele dispor, o que impõe a responsabilização do ofensor”.

Em segunda instância, o relator, desembargador José Aras, ao manter a decisão, apontou que, apesar da empresa não ter dado origem à adulteração, ela responde pelas informações de laudos. “Não merece acolhimento a alegação do apelante de que não restou preenchido os requisitos da responsabilidade civil, uma vez que, malgrado a conduta ilícita não tenha partido dele, houve falha na prestação do serviço deste, nos termos do art. 14 do CDC [Código de Defesa do Consumidor], quando da elaboração errônea do laudo. Dever de indenizar configurado”, diz o acórdão.

As informações são do Bahia Notícias

NOVA CANAÃ: TCM rejeita contas de 2020 e multa ex-prefeito

Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Canaã

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiu, na sessão do último dia 24, um parecer prévio recomendando a rejeição das contas de governo e de gestão da cidade de Nova Canaã. As contas rejeitadas estavam sob responsabilidade do ex-gestor, Marival Neuton de Magalhães Fraga. Após a aprovação dos votos, com os pareceres sugerindo a rejeição pela câmara de vereadores, o conselheiro relator apresentou a Deliberação de Imputação de Débito, propondo multa de R$7 mil.

Essas contas são relativas ao exercício de 2020 e foram consideradas irregulares, principalmente em razão da ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato do gestor, o que viola o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Também foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra os cinco gestores, para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas, nos termos do artigo 359-C do Código Penal.

A decisão ainda cabe recurso.

As informações são do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia

JACOBINA: TCM recomenda rejeição de contas de ex-prefeito e aplica multa

Foto: Reprodução/Prefeitura de Jacobina

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, emitiu, na sessão do último dia 24, um parecer prévio em que recomendou a rejeição das contas da prefeitura de Jacobina, referente a gestão de 2020. As contas em questão foram consideradas irregulares, em razão da ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato do gestor, o que viola o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Após a votação dos conselheiros do TCM, o ex-prefeito Luciano Antônio Pinheiro, responsável pela gestão no período de 2020, foi responsabilizado com multa no valor de R$8 mil, pelas irregularidades apontadas no relatório técnico.

Também foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-gestor, para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas, nos termos do artigo 359-C do Código Penal.

A decisão ainda cabe recurso.

As informações são do TCM

FEIRA DE SANTANA: “TRE em todo Lugar” realiza cadastramento e regularização de título

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil 

Por: Justiça no Interior 

O projeto “TRE em todo Lugar” está realizando cadastramento eleitoral e regularização de títulos no município de Feira de Santana. Até sábado, dia 12, os atendimentos vão ser realizados em três locais. Nesta segunda-feira, 07, o projeto atende no Distrito de Humildes, Colégio Estadual Padre Henrique, que fica na Rua Cônego Olímpio, S/N, das 08 às 19h. Na terça, 08, das 13 às 19h e na quarta-feira, 09, das 08 às 19h, no Distrito de Maria Quitéria, Creche Paulino Martins dos Santos – Primeira Travessa Artur de Assis /Alves de Freitas. Na quinta, sexta e sábado, das 08 às 19h, os atendimentos vão ser feitos no SAC da Rodoviária de Feira de Santana – Rua. Vasco Filho, 23 – Serraria Brasil). 

O “TRE em todo Lugar” foi lançado na última quinta-feira, 03, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Três caminhões vão percorrer cidades do interior do estado e também bairros da capital para garantir atendimento ao público, especialmente a aqueles que não têm acesso à internet.

“Levaremos o TRE-BA direto aos cidadãos, para que uma maior quantidade de eleitores possa tirar a primeira via do título e regularizar a situação cadastral, garantindo o direito ao voto em 2022”, afirmou o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank,

Em toda Bahia mais de 2 milhão e 200 mil eleitores estão com os títulos cancelados. De acordo com o TRE, nesta primeira etapa os atendimentos vão ser realizados nas cidades com maior número de eleitores com títulos cancelados. 

Os caminhões vão circular com quatro atendentes do TRE-BA em cada carro, mais um supervisor e um servidor da área de tecnologia da informação. O objetivo é garantir o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos e a regularização dos títulos, o que deve ser feito até 4 de maio. Quem perder este prazo, não poderá votar nas Eleições Gerais, em outubro. 

Com informações do TRE-BA

VITÓRIA DA CONQUISTA: Projeto “TRE em todo Lugar” está realizando cadastramento eleitoral e regularização de título

Foto: Antônio Augusto/Ascom/TSE

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE 

Por: Justiça no Interior 

O projeto “TRE em todo Lugar” está realizando alistamento eleitoral e regularização de título em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. Os atendimentos estão sendo realizados entre 07 e 10/03, no Centro Cultural Glauber Rocha, bairro Brasil, das 08h às 19h e no dia 11/03, das 08 às 13h. No sábado, 12, o projeto estará no Distrito de José Gonçalves, Colégio Moisés Meira, das 08 às 19h.

O “TRE em todo Lugar” foi lançado na última quinta-feira, 03, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Três caminhões vão percorrer cidades do interior do estado e também bairros da capital para garantir atendimento ao público, especialmente a aqueles que não têm acesso à internet.

“Levaremos o TRE-BA direto aos cidadãos, para que uma maior quantidade de eleitores possa tirar a primeira via do título e regularizar a situação cadastral, garantindo o direito ao voto em 2022”, afirmou o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank,

Em toda Bahia mais de 2 milhão e 200 mil eleitores estão com os títulos cancelados. De acordo com o TRE, nesta primeira etapa os atendimentos vão ser realizados nas cidades com maior número de eleitores com títulos cancelados. 

Os caminhões vão circular com quatro atendentes do TRE-BA em cada carro, mais um supervisor e um servidor da área de tecnologia da informação. O objetivo é garantir o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos e a regularização dos títulos, o que deve ser feito até 4 de maio. Quem perder este prazo, não poderá votar nas Eleições Gerais, em outubro. 

Com informações do TRE-BA