Domingo, 24 de novembro de 2024
Justiça no Interior

TRE-BA suspende expediente a partir desta sexta-feira, 29

Foto: Reprodução/TRE-BA

Foto: Reprodução/TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) suspenderá o expediente a partir desta sexta-feira, 29. A retomada do funcionamento normal ocorrerá na próxima quarta-feira, 03. Com isso, ficam interrompidos, no período entre 29 de outubro e 2 de novembro, o atendimento presencial e também aqueles realizados por telefone e e-mail. Os serviços online, oferecidos por meio do site do Regional ou aplicativos, permanecerão ativos. 

A interrupção do expediente ocorre em conformidade com a Portaria n.°373/2020, que institui o calendário de feriados nacionais, regionais e específicos da Justiça Eleitoral do ano de 2021. De acordo com a publicação, a interrupção ocorrerá na sexta, em razão da comemoração do Dia do Servidor Público (instituído pela Lei n.º 8112/1990); na segunda-feira, por conta do feriado específico de Todos os Santos (Lei n.º 5.010/1966); e na terça em função do Dia de Finados, feriado nacional instituído pela Lei n.º 10.607/2002. Os prazos processuais com início ou encerramento durante o período ficam prorrogados para a quarta-feira, 03 de novembro.

Serviços online 

O Tribunal reforça que, mesmo com a suspensão do expediente, os serviços online permanecerão ativos. Para acessar, basta entrar no site do Eleitoral: www.tre-ba.jus.br e seguir, por meio do menu principal, o caminho: Eleitor e eleições > Serviços online.

Dentre os serviços disponíveis, estão o Título Net (para solicitações de alistamento eleitoral, transferência, alteração de dados pessoais) e emissão de certidões (crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e quitação eleitoral). É possível ainda gerar guias de recolhimento de multa e agendar atendimento presencial. O eleitor poderá contar ainda com o atendimento virtual do ChatBot Maia, disponível na página dos serviços online, no menu direito da home do site e também no aplicativo Telegram (@MaiaTREbot).

As informações são do TRE-BA

TRT5-BA funcionará em plantão entre os dias 29/10 a 02/11

Foto: Reprodução/TJBA

O TRT5-BA funcionará em regime de plantão durante o próximo fim de semana, 30 e 31 de outubro e os três feriados seguintes — Dia do Servidor (comemorado em 28/10, mas que foi transferido no Tribunal para a sexta, 29/10, por força do Ato 178/2021, divulgado no Diário Eletrônico do dia 19/8/2021); Dia de Todos os Santos 01/11 e Dia de Finados 02/11.

A escala com os nomes de magistrados e servidores que atuarão no período pode ser consultada no link dos Plantões Judiciários no portal do Tribunal.

No plantão, o jurisdicionado conta com atendimento em medidas urgentes, destinadas a evitar o perecimento do direito ou assegurar a liberdade de locomoção, como mandados de segurança, liminares e habeas corpus.

As informações são do TRT5

Mutirão do PJBA finaliza com 86.800 baixas processuais e 41.377 sentenças proferidas

Foto: TJBA/Reprodução

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) fechou, na última semana, a segunda edição da Semana de Sentenças e Baixas Processuais de 2021. As unidades judiciárias totalizaram 86.800 baixas processuais e 41.377 sentenças proferidas.  

O Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE), unidade responsável pelo acompanhamento dos dados, destaca as seguintes unidades nesta edição do mutirão: 1ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, que obteve 4.391 baixas processuais e 1.151 sentenças/decisões; a 6ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais do Consumidor de Salvador, com 1.382 baixas e 251 sentenças; a 2ª Vara Cível de Jequié, que alcançou 575 baixas e 362 decisões; a 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista, com 476 baixas e 1.700 sentenças; a 4ª Turma Recursal de Salvador, que alcançou 418 baixas e 684 sentenças; e a Vara de Jurisdição Plena de Jaguaquara, com 483 baixas e 436 sentenças.  

A realização da Semana de Sentenças e Baixas Processuais considera, entre outros pontos, a necessidade de cumprimento das Metas Nacionais 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assim como a necessidade de concentrar esforços para mais eficiência, celeridade e qualidade na prestação jurisdicional. Durante o período do mutirão, que foi de 18 a 22/10, as unidades judiciais concentraram esforços em julgar os processos que integram a Meta 2 do CNJ.  

Os dados estão disponíveis no Portal da Estratégia. Eles foram extraídos dos sistemas do Tribunal baiano e acompanhados pelo NEGE, unidade vinculada à Secretaria de Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

Todos os dias, o NEGE fez a verificação do progresso dos trabalhos, levando sempre em consideração as peculiaridades das serventias, que apresentam realidades distintas, o que, consequentemente, torna o desempenho, no âmbito do mutirão, algo relativo. É importante esclarecer que o destaque não classifica as unidades em melhores ou piores, sobretudo porque a iniciativa não tem caráter competitivo, ao contrário, representa um trabalho coletivo em busca de um objetivo comum. 

As informações são da Agência CNJ de Notícias

CNJ recomenda a apreensão imediata da arma do agressor em casos de violência contra a mulher

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil 

O Conselho Nacional de Justiça aprovou na última terça-feira, 19, na 340ª Sessão Ordinária do órgão, o Ato Normativo 0007751-33.2021.2.00.0000, que tratou da necessidade de apreensão imediata da arma do agressor em casos de violência contra a mulher, ainda que para isso seja necessária busca domiciliar ou pessoal. A medida segue orientação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e foi construída por meio do grupo de trabalho do CNJ criado pela Portaria CNJ 259/2020 para elaborar ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Para a supervisora de acompanhamento e monitoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel, a medida está em compasso com o dever do Estado de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e em conformidade com o artigo 226 da Constituição Federal. “O Poder Judiciário vem apresentando novas ferramentas que têm por objetivo maximizar os resultados no combate a este mal, o que se denota pelo histórico de resoluções, recomendações e ações de conscientização implementadas e que apresentam resultados efetivos no enfrentamento da questão”, argumentou em relatório.

A magistrada pontuou que, não raras vezes, a vítima declara às autoridades ou durante o preenchimento do formulário nacional de avaliação de risco que o agressor possui arma de fogo e munição, sem registro e em desacordo com determinação legal ou regulamentar. “Além de agravar o risco a que está submetida, esse é um crime tipificado pela legislação penal que deve ser coibido”, completou.

Suporte e acompanhamento

Outra recomendação aprovada em plenário também visa garantir os direitos humanos da mulher e da família envolvidas em situação de violência doméstica. No Ato Normativo 0007815-43.2021.2.00.0000, o CNJ recomenda a magistrados e magistradas que, ao deferirem medidas protetivas de urgência, encaminhem a decisão aos órgãos de apoio do município (CREAS e Órgão Gestor) para o necessário acompanhamento e suporte à vítima e ao agressor.

A medida é um passo para aumentar a possibilidade de sobrevivência e superação das vítimas por meio do acompanhamento psicossocial e reforça um instrumento prescrito na Lei Maria da Penha, que é o encaminhamento dos agressores à atendimentos em grupos reflexivos.

A recomendação do CNJ atende à Lei nº 11.340/2006 quando prevê que o Poder Público desenvolva políticas de garantia dos direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

As informações são da Agência CNJ de Notícias

ARACI: Centro Judiciário será inaugurado

Foto: Tribunal Sisaleira/Reprodução

Na terça-feira, 26/10, às 10:30, o Poder Judiciário da Bahia inaugura o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), em Araci, no sertão baiano. A cerimônia terá transmissão pelo canal do PJBA no YouTube.

O Centro foi criado pela Resolução nº 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Os Cejusc’s atuam nas áreas de família, consumidor, cível, fundiária, fazendária e criminal.

De acordo com o TJBA, o Cejusc é um instrumento de pacificação social, para a resolução de conflitos de forma consensual entre as partes, por meio de um acordo, com o intermédio de um mediador/conciliador.

As informações são do Tribunal de Justiça da Bahia

TSE realizará evento online sobre desinformação que reunirá especialistas de todo o mundo

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoverá, nesta terça-feira, 26, o Seminário Internacional Desinformação e Eleições – Desinformation and Elections. Com o objetivo de discutir estratégias para impedir e/ou minimizar notícias falsas, boatos e conteúdos maliciosos nas Eleições Gerais de 2022, o evento acontecerá das 9h às 18h e será transmitido ao vivo pelo canal do TSE no Youtube. As inscrições podem ser realizadas através do link.

Com esse evento, o TSE busca exercer o protagonismo no enfrentamento da desinformação e promover soluções mais eficazes na realização de pleitos. Especialistas e representantes de instituições públicas, entidades da sociedade civil e veículos de comunicação do Brasil e de outros países irão trocar experiências e encaminhar propostas à Justiça Eleitoral e ao Congresso Nacional.

A palestra de abertura será realizada pelo professor Lawrence Lessig, da Universidade de Harvard (Estados Unidos). Com o tema “O impacto da desinformação em processos democráticos”. A mesa será composta pelo presidente e pelo vice-presidente do TSE, ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, respectivamente, além da secretária-geral da presidência do TSE, Aline Osorio.

Citado pela revista The New Yorker como o pensador mais importante sobre propriedade intelectual na era da internet, Lessig é fundador da Equal Citzens, organização sem fins lucrativos que busca alcançar igualdade entre os cidadãos. O palestrante também é membro do conselho fundador do Creative Commons, organização dedicada a compartilhar qualquer tipo de produção intelectual de forma livre e gratuita na internet.

Programação

A conferência magna acontecerá às 10h com o tema “A emergência da desordem informacional: tendências, lições e perguntas remanescentes”. A exposição será feita pela cofundadora e diretora executiva da First Draft News, Claire Wardle. Esse projeto de enfrentamento à desinformação foi fundado em 2015 por nove organizações reunidas pelo Google News Lab e inclui Facebook e Twitter, além de organizações filantrópicas. A mediação será do presidente do TSE.

A primeira mesa do seminário vai discutir “Como se estruturam as campanhas de desinformação” e terá a participação da codiretora da Partnership for Countering Influence Operations, Carnegie Endowment for International Peace, Alicia Wainless; a repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo, Patrícia Campos Mello e o fundador e presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares. A secretária-geral Aline Osorio atuará como moderadora.

A segunda mesa, marcada para 14h, vai debater o tema “Como enfrentar a desinformação eleitoral?”, com participação da pesquisadora associada do Digital Forensics Research Lab (DFRLab) Luiza Bandeira; do diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP), Marco Ruediger; e do editor do Estadão Verifica e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Daniel Bramatti.

Já a terceira mesa abordará a temática “Respostas de Organismos Eleitorais à Desinformação Eleitoral”. Participarão do debate a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, Diana Atamaint; o conselheiro presidente do Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México, Lorenzo Córdova Vianello; e a especialista global em redes sociais e desinformação do International Foundation for Electoral Systems (IFES), Lisa Repell. A mesa terá moderação do ministro do TSE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE), Carlos Horbach.

Finalizando o evento, será realizada, às 16h30, a mesa “Respostas das Redes Sociais à Desinformação Eleitoral”, com a diretora de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas para as Américas e Mercados Emergentes do YouTube/Google, Alexandra Veitch; o diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Affonso; a vice-presidente de Políticas Públicas para as Américas do Twitter, Jessica Herrera-Flanigan; o vice-presidente de Políticas Públicas do Facebook, Neil Potts; e o head do WhatsApp, Will Cathcart; entre outros. O ministro Barroso será o moderador dos debates.

As informações são do TSE

Unidades da Justiça do Trabalho vão funcionar com 70% das atividades presenciais

Foto: Pontotel/Reprodução

Todas as unidades da Justiça do Trabalho da Bahia passam a funcionar, a partir de 3 de novembro, com 70% das atividades presenciais. O comunicado foi feito através da Portaria Conjunta 8/2021, da Presidência e da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho.

Na fase 3 continuam autorizadas audiências presenciais e tomadas de depoimentos de partes e testemunhas em todas as unidades do TRT5-BA. Nas jurisdições do interior somente poderá funcionar, de modo concomitante, metade do número de Varas existentes na jurisdição, limitada à utilização de, no máximo, duas salas de audiência, por pavimento, em cada fórum.

As sessões presenciais no 2º Grau serão realizadas na sala de sessões do Tribunal Pleno, observado o horário de 8 às 12h e das 13 às 17h, em dias úteis, preferencialmente para julgamento de processos que tramitam em meio físico. Já as oitivas de testemunhas designadas entre juízos de jurisdições diversas devem continuar a ser marcadas pelo Sisdov e realizadas nas salas de oitivas de cada fórum.

Permanecem fluindo os prazos dos processos que estão tramitando em meio físico, ressalvada a possibilidade de o juiz ou desembargador relator suspender os prazos individualmente, bem como a prática dos atos processuais, considerando a impossibilidade de acesso ou traslado da parte física dos autos, quando necessários ao andamento do feito, a precariedade de acesso de partes ou advogados aos meios virtuais de visualização dos autos e o eventual agravamento local ou regional da pandemia.

O atendimento ao público externo será preferencialmente remoto, nas unidades de 1º e 2º Graus. Porém, passa a ser permitido o atendimento presencial para situações excepcionais, nos casos em que o serviço não possa ser prestado por via remota, mediante agendamento, solicitado através de e-mail e autorizado pelo magistrado responsável, e no horário de 10h às 14h.

As unidades administrativas e judiciárias manterão em trabalho presencial o mínimo de 30% e máximo de 70% dos servidores, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30. As unidades judiciárias devem priorizar e ampliar, nas atividades presenciais, aquelas relativas aos processos que tramitam em meio físico.

O acesso aos processos que tramitam em meio físico no 1º Grau deve ocorrer, preferencialmente, através da disponibilização pela unidade, via e-mail, de cópia dos autos em arquivo digitalizado, mediante solicitação do advogado feita diretamente ao e-mail da unidade. Fica permitida, excepcionalmente, a carga dos autos de processos mediante solicitação online. Em Salvador, a retirada dos autos deve ocorrer no período das 14h às 15h30m do dia útil seguinte à solicitação, na Coordenadoria de Atendimento ao Público, no andar térreo do Fórum Antônio Carlos Oliveira. Nas Varas do Trabalho do interior, a solicitação de carga deve ser atendida na portaria do fórum, pelo servidor da respectiva Vara.

O acesso ao conteúdo dos autos que tramitam em meio físico no segundo grau deve se dar preferencialmente por cópia digitalizada dos autos, solicitado pelo advogado através do endereço eletrônico [email protected]. O arquivo será encaminhado para o e-mail informado pelo usuário no pedido, no prazo de 48 horas.

A carga dos autos de processos que tramitam em meio físico no 2º Grau acontecerá das seguintes formas: os processos que estão na Seção de Controle e Movimentação Processual (INF) podem ser solicitados naquela unidade, no Fórum Ministro Carlos Coqueijo Costa, na sede do TRT5, em Nazaré, no horário das 13h às 15h. Em relação aos processos que estão nas Secretarias das Turmas, através de solicitação encaminhada ao e-mail da Turma, disponível no site oficial, para retirada no mesmo endereço e horário.

Os autos em carga de processos que tramitam no interior serão devolvidos na portaria do fórum, quando Vara única; ou na Seção de Apoio às Varas. Os autos de processos da capital serão devolvidos na Coordenadoria de Atendimento ao Público (CAP), no caso de ações no 1º Grau, e na Seção de Controle e Movimentação Processual (INF), no térreo do Fórum Ministro Carlos Coqueijo Costa, em Nazaré, no caso de ações no 2º Grau.

Acesso aos prédios

Estão mantidos protocolos de segurança sanitária, como a frequência de limpeza das instalações de trabalho; uso obrigatório de máscaras faciais para o acesso e permanência nos fóruns; distanciamento social e a medição de temperatura das pessoas na entrada do imóvel; e acesso permitido apenas aos participantes das audiências e àqueles que serão ouvidos através de videoconferência, com antecedência máxima de 20 minutos do horário previsto para a realização do ato.

Somente será autorizada a entrada de acompanhantes em caso de dificuldade de locomoção ou de absoluta impossibilidade da presença desacompanhada. Ao final de cada audiência de instrução, as partes, testemunhas, advogados, procuradores e auxiliares da Justiça deverão se dirigir à saída, não sendo autorizada a circulação.

O Comitê de Retomada, instituído pelo Ato GP TRT5 nº 173/2020, permanecerá analisando os dados epidemiológicos e discutindo sobre as próximas fases de retomada, podendo, se houver sinais de agravamento do quadro, decidir pelo retorno a fases anteriores do restabelecimento das atividades presenciais.

As informações são do TRT5

Confira o Plantão do TJBA de 24 à 31 de Outubro

Foto: Reprodução/TJBA

O Plantão Judicial é destinado à apreciação nos casos fora do horário regular de expediente forense, bem como, ao atendimento exclusivo de demandas cíveis e criminais dirigidas aos órgãos do Poder Judiciário estadual, revestidas de caráter de urgência.

O Plantão do TJBA funciona diariamente das 18:01 às 22:00h. Aos sábados, domingos e feriados, das 09:00 às 13:00h. Sobreaviso, nos demais horários.

CONFIRA O PLANTÃO DE 24 À 31 DE OUTUBRO

CATU: Ministério Público lança campanha “A paz do mundo começa em casa”

Foto: Reprodução/MPE-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia lançou na quinta-feira, 21, a campanha “A paz do mundo começa em casa” na cidade de Catu, localizada na região metropolitana de Salvador.

A iniciativa é vinculada ao programa da gestão estratégica do Ministério Público em defesa das mulheres. Segundo a promotora de Justiça Criminal Anna Karina Omena, que atua em Catu, “o intuito da campanha é impulsionar ações locais que visem a combater o aumento de violência doméstica no município que se agravou com o período pandêmico”.

Durante o evento, a promotora de Justiça e coordenadora da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), Sara Gama, realizou uma palestra, na qual fez uma exposição histórica das razões porque as mulheres são vítimas violência.

As informações são do MPE-BA

POÇÕES: Ministério Público denuncia ex-prefeito por crime de responsabilidade

Foto: Reprodução/Câmara de Poções

Foto: Reprodução/Câmara de Poções

O Ministério Público Estadual denunciou na quinta-feira, 21, o ex-prefeito da cidade de Poções, região sudoeste, Luciano Araújo Mascarenhas, em razão dele ter ordenado e efetuado despesas não autorizadas por lei e em desacordo com as normas financeiras pertinentes, o que caracteriza crime de responsabilidade.

Segundo o promotor de Justiça responsável pelo caso, Ruano Fernando da Silva Leite, no exercício do mandato de prefeito municipal, entre os anos de 2013 e 2016, ele teria ordenado ou efetuado pelo menos 196 vezes despesas não autorizadas por lei. 

Em razão das condições pessoais do agente e da gravidade do crime, o MPE requer ainda que a Justiça determine as medidas cautelares de proibição de acesso do ex-prefeito às dependências da prefeitura, de manter contato com os agentes públicos do município de Poções, além da suspensão do exercício da função pública.

O MP também ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa com pedido de indisponibilidade dos bens e afastamento cautelar do acionado do cargo de atual chefe de gabinete da prefeitura de Poções.

Segundo o promotor responsável, por diversas vezes, o então prefeito municipal, “sem qualquer critério objetivo, concedeu auxílios e alienou rendas municipais, sem autorização da Câmara de Vereadores e em desacordo com as leis federais e municipais, ao determinar o pagamento mensal a centenas de servidores, de vantagem pecuniária não prevista em lei, denominada de adicional informado”, destacou. Na ação, o Ministério Público requer que a Justiça decrete a indisponibilidade de bens do acionado, pelo menos do valor aproximado de R$2,9 milhões, para ressarcimento integral do dano ao erário.

As informações são do MPE-BA