Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Justiça no Interior

VITÓRIA DA CONQUISTA: Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Uesb passa a atuar provisoriamente em novo espaço

Foto: Reprodução/Uesb 

O Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb passará a atuar, provisoriamente, em um novo espaço. O novo endereço do Núcleo é no Módulo do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), sala 6, campus de Vitória da Conquista.

As atividades do Núcleo estão sendo realizadas de maneira remota, sem atendimento presencial ao público. Dentre as atividades do grupo, estão orientações aos familiares assistidos remotamente, participação em comitês e conselhos para fomentar políticas voltadas aos direitos das crianças e adolescentes, além de rodas de conversa, palestras e estudos em ambientes virtuais, para promoção dos direitos da infância e adolescência.

Criado em 2004, o Programa de Extensão da Uesb integra a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. Ao longo desse tempo, o NDCA vem buscando a garantia dos direitos fundamentais desse público, por meio de atendimento multidisciplinar especializado.

Para agendamentos e mais informações, entre em contato com o Núcleo por meio do e-mail: [email protected].

As informações são do site da Uesb 

LAURO DE FREITAS: 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca será instalada nesta quinta-feira

Foto: TJBA

Por: Justiça no Interior 

O Tribunal de Justiça da Bahia vai instalar nesta quinta-feira, 16, às 10h, a 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. A vara vai funcionar no Fórum Desembargador João Mendes da Silva.

As informações sobre a instalação estão disponíveis no Decreto Judiciário nº 791, de 13 de dezembro de 2021, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TJBA.

A cerimônia, que contará com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador Lourival de Almeida Trindade, terá transmissão pelo Youtube

CANUDOS: Contas de 2020 da Prefeitura são rejeitadas

Foto: Reprodução/Prefeitura de Canudos 

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiu um parecer, na sessão da terça-feira, 07, pela rejeição das contas de governo e de gestão da Prefeitura de Canudos, da responsabilidade do ex-prefeito Genário Rabelo de Alcântara Neto, relativas ao exercício de 2020. As contas foram consideradas irregulares diante do desequilíbrio fiscal apurado no último ano do mandato, vez que os recursos deixados em caixa – R$2.213.394,67 – não foram insuficientes para os pagamentos das obrigações de curto prazo no montante de R$3.800.427,69, em descumprimento ao estabelecido pelo artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Após a apresentação do voto, com parecer sugerindo a rejeição das contas pela Câmara de Vereadores, o conselheiro Raimundo Moreira apresentou uma Deliberação de Imputação de Débito – DID, propondo uma punição de multa ao gestor no valor de R$ 5 mil pelas demais irregularidades apuradas durante a análise do relatório das contas – que foi aprovada pelo plenário.

O município arrecadou, no exercício, recursos no montante de R$42.449.927,99 e realizou despesas no total de R$42.645.032,33, o que resultou em um déficit de R$195.104,34. As despesas com pessoal atingiram o montante de R$20.037.283,79, equivalentes a 47,68% da Receita Corrente Líquida do período de R$42.02.558,79, restando caracterizado o cumprimento do limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Prefeitura de Canudos também atendeu a todos os índices constitucionais. A administração investiu R$12.522.810,36 na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, representando 25,42% das receitas de impostos e transferências constitucionais, superado o percentual mínimo exigido de 25%. Nas ações e serviços públicos de saúde foram aplicados R$6.953.665,85, o que corresponde a 28,61% da arrecadação dos impostos, atendendo ao mínimo de 15%. E, em relação os recursos do Fundeb, o município aplicou R$8.523.350,90 na remuneração de profissionais em efetivo exercício do magistério, que equivale a 81,41% da receita do fundo, cumprindo a aplicação mínima de 60%.

O relatório técnico ainda registrou, como ressalvas, o não cumprimento da meta estabelecida para o IDEB relacionado aos anos iniciais do ensino fundamental (5° ano); não pagamento do piso salário nacional do profissional do magistério a 5,08% dos professores; contratação de pessoal sem concurso público; falhas formais e materiais envolvendo procedimentos licitatórios; atrasos no cumprimento de obrigações patronais (INSS) junto a Receita Federal; e a inserções incorretas e/ou incompletas de informações no sistema SIGA, do TCM.

As informações são do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia

CIPÓ: TCM rejeita contas do município

Foto: Reprodução/Prefeitura de Cipó 

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiram parecer prévio pela rejeição das contas de governo e de gestão da Prefeitura de Cipó, da responsabilidade do ex-prefeito Abel Alves Araújo, relativas ao exercício de 2020. Essas contas foram consideradas irregulares em razão da inexistência de saldo de caixa suficiente para cobrir as despesas com restos a pagar no último ano do mandato, em descumprimento ao artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Aprovado o voto, com o parecer sugerindo a rejeição pela Câmara de Vereadores, o conselheiro relator Raimundo Moreira apresentou Deliberação de Imputação de Débito – DID, propondo uma multa de R$10 mil ao ex-prefeito pelas demais irregularidades apuradas durante a análise do relatório das contas, que foi aprovada pelo plenário.

Pelo descumprimento do artigo 42 da LRF, os conselheiros do TCM também determinaram a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas, nos termos do artigo 359-C do Código Penal.

Nos pareceres elaborados pelos conselheiros relatores, para apreciação das contas dos prefeitos municipais, a partir deste ano, são discriminadas as “contas de governo” e “contas de gestão” – que serão julgadas pelas câmaras municipais, com auxílio dos tribunais de contas competentes, cujo parecer prévio somente deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos vereadores. Isto é o que foi determinado como tese jurídica de repercussão geral pelo Supremo Tribunal Federal, quando de julgamento de Recurso Extraordinário sobre a matéria.

O município de Cipó teve – em 2020 – uma receita arrecadada de R$46.753.735,19, enquanto as despesas foram de R$52.800.120,91, revelando um déficit orçamentário de R$5.278.821,84. Em relação aos restos a pagar, os recursos deixados em caixa não foram suficientes para cobrir despesas de curto prazo, o que resultou em um saldo a descoberto de R$21.706.111,28, violando o disposto no artigo 42 da LRF.

O relatório de Contas de Governo indicou um aumento de 12,88% na despesa com pessoal apurada nos 180 dias anteriores ao final do mandato do gestor, vez que os gastos no 3º quadrimestre representaram 64,73% da receita líquida do município, superando, assim, o limite de 54% previsto na LRF.

Sobre às obrigações constitucionais, o gestor aplicou 25,09% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, superando o mínimo exigido de 25%, e investiu nas ações e serviços públicos de saúde 20,91% do produto da arrecadação dos impostos, sendo o mínimo previsto de 15%. Na remuneração dos profissionais do magistério foram investidos 78,78% dos recursos do Fundeb, também atendendo ao mínimo de 60%.

As informações são do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia

PGE-BA abre seleção com 84 vagas para estágios de pós-graduação em Direito e Gestão

Foto: Reprodução/PGE-BA

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia abriu na terça-feira, 14, o período de inscrições da seleção para o Programa de Estágio de Nível Superior de Pós-graduação em Direito e Gestão Pública com ênfase em Gestão Jurídica PGE-BA. As inscrições estão sendo realizadas através do site da empresa Planejar Consultoria e Planejamento- www.planejarconcursos.com.br até o dia 02 de janeiro de 2022.

Para o estágio em Direito estão sendo oferecidas 84 vagas, assim distribuídas: (69) Salvador, (02) Barreiras, (04) Feira de Santana, (02) Ilhéus, (02) Vitória da Conquista, (03) Juazeiro, (02) Teixeira de Freitas. Já para o estágio em Gestão Pública, estão sendo oferecidas 04 vagas em Salvador.

Para concorrer às vagas do estágio de pós-graduação em Direito, o candidato deve estar devidamente matriculado e cursando uma pós-graduação em Direito. No caso do estágio em Gestão Pública, é necessário que o candidato possua graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou cursos tecnológicos na área de Gestão e estar matriculado e cursando uma Pós-Graduação lato ou stricto sensu em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito ou Gestão.

O edital contém cotas para negros, indígenas, pessoas com deficiência e beneficiários da Lei 13.458/15.  As inscrições no exame de seleção terão o valor de R $30,00 (trinta reais), admitida às isenções nos termos do decreto nº. 6.135, de 2007, e ocorrerão no período de 08h de 14 de dezembro de 2021 às 23h59min do dia 02 de janeiro de 2022, através do site da Planejar.

O exame de seleção será constituído por prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório e terá prazo de validade de 02 (dois) anos, contado da data de sua homologação, podendo, antes de esgotado esse prazo, ser prorrogado por uma única vez, por igual período.

O termo de compromisso de estágio terá duração de 01 (um) ano, prorrogável por igual período, sendo vedada a sua continuidade após o encerramento do vínculo estudantil com a instituição de ensino superior, salvo se, de forma ininterrupta, se encontrar este devidamente matriculado em outro curso de pós-graduação. Não serão contratados candidatos que já cumpriram 24 (vinte e quatro) meses de Termo de Compromisso de Estágio de Pós-Graduação na Procuradoria Geral do Estado, na área que eventualmente venham concorrer.

Os candidatos aprovados receberão uma bolsa auxílio no valor de R $1.000 por mês, além do auxílio-transporte. Como estágios regulares, o PEPGD e o PEPGG contam com supervisão prática e possuem carga horária de 20 horas semanais.

As informações são da Procuradoria Geral do Estado da Bahia 

“Ao longo dos últimos anos, temos tido essa preocupação de valorizar a advocacia do interior”, afirma Daniela Borges, primeira mulher presidente da OAB-BA

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Justiça no Interior 

A partir de 01 de janeiro de 2022, após 90 anos de história, a OAB-Bahia terá uma mulher à frente da entidade. A advogada Daniela Borges recebeu 9.524 votos na eleição para a seccional, que aconteceu na quarta-feira, 24 de novembro. Ela terá como vice-presidente no triênio 2022-2014 a advogada Christiane Gurgel. Foi a primeira vez na história que a eleição para a diretoria da entidade contou com candidatas à presidência.

Dani e Chris representaram a Chapa “União pela Advocacia” composta ainda por: Esmeralda Oliveira (Secretária-Geral), Ubirajara Ávila (Secretário-Geral Adjunto), Hermes Hilarião (Tesoureiro), Maurício Leahy (Presidente da CAAB), Cléia Costa dos Santos (Vice-Presidente da CAAB), Fabrício Castro, Luiz Coutinho e Luiz Viana (Conselheiros Federais Titulares) e Mariana Oliveira, Marilda Sampaio e Silvia Cerqueira (Conselhas Federais Suplentes).

Natural de Itapetinga, região sudoeste da Bahia, a nova presidente da OAB-BA tem 42 anos, atuando há 20 como advogada na área tributária. Daniela Lima de Andrade Borges é mestre em Direito Tributário, professora da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Bahiana de Direito, Conselheira Federal da OAB e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada.

Após uma série de eventos, reuniões e entrevistas pós-eleitorais, Daniela conversou com o Justiça no Interior nesta terça-feira, 14. Na entrevista ela comentou o resultado eleitoral, a força da mulher nas eleições da OAB-BA e destacou que vai atuar para auxiliar a advocacia no interior da Bahia. CONFIRA: 

JUSTIÇA NO INTERIOR: O que sua eleição mostrou?

DANIELA BORGES: A eleição mostrou que a advocacia baiana está comprometida com a construção de um novo tempo e que optou pelo projeto mais propositivo e focado em, verdadeiramente, enfrentar os desafios da classe. 

J.I.: Como foi ser escolhida pelas colegas e pelos colegas a primeira presidente mulher da OAB-BA?

D.B.: É uma responsabilidade muito grande ser a primeira advogada a presidir a OAB da Bahia. Mas, ao mesmo tempo, vejo que essa conquista é fruto de uma luta de homens e mulheres que muito têm feito pela paridade de gênero e valorização das advogadas e eu represento esse grupo.

J.I. Além da sua vitória, mais 11 mulheres venceram as eleições nas subseções. O que isso aponta?

D.B.: Demonstra a força de nós mulheres também no interior do estado. Ao longo dos últimos anos, temos tido essa preocupação de valorizar a advocacia do interior. Tanto é que na atual gestão criamos comissões da Mulher Advogada em todas as subseções.

J.I.: 5 mulheres foram eleitas para comandar as seccionais no Brasil. Isso é reflexo da paridade de gênero?

D.B.: Certamente a paridade tem muita influência na participação feminina nas eleições e nos resultados dos pleitos. Nós desejamos que um dia lei que determina a paridade de gênero ou as cotas raciais não sejam mais necessárias e que a ocupação dos espaços de poder ocorram de maneira mais natural. Mas até lá esses mecanismos são fundamentais para que tenhamos instituições que sejam mais a cara da nossa sociedade.

J.I.: As mulheres são maioria na sociedade, nas universidades e também na advocacia. Porém, ainda não ocuparam a maioria dos espaços de comando. Como mudar isso?

D.B.: É muito importante incentivar a participação feminina na política, nas instituições, mas é fundamental também que essas instituições, a exemplo da OAB, criem ferramentas que incluam as mulheres nos seus quadros de comando. Só assim iremos diminuir essa questão histórica.

J.I.: Qual será a atuação junto aos Tribunais para solucionar a defasagem de equipe, principalmente no interior?

D.B.: É muito grande o déficit de mão de obra dos tribunais. Faltam juízes e servidores em diversas comarcas e nós da OAB da Bahia vamos seguir fazendo aquilo que fizemos nos últimos anos. A OAB não tem o poder de contratar magistrados, mas foi pelas nossas ações junto ao CNJ e inúmeros atos que o TJBA nomeou 98 juízes no último ano.

J.I.: Como será organizada a comissão de jurimetria na fiscalização do judiciário?

D.B.: A Comissão de Jurimetria terá como função avaliar a produção quantitativa e qualitativa dos Tribunais, para assim desmistificar os dados de produtividade que não representem a efetiva prestação jurisdicional do nosso estado. Esse trabalho será feito com base em análises dos atos normativos, diálogos com a classe e com os magistrados, bem como nos relatórios das cortes. Todos esses dados serão cruzados pela nossa equipe e disponibilizados à classe.

J.I.:Como será sua gestão na defesa das prerrogativas da advocacia?

D.B.: Nos manteremos intransigentes na defesa das prerrogativas. Entre as nossas ações, vamos criar o núcleo de ações estratégicas, onde iremos propor ações de indenização e improbidade contra autoridades infratoras das prerrogativas profissionais; a Procuradoria Digital; além de ampliar os projetos Caravana de Prerrogativas e Blitz de Prerrogativas em todo o estado.

J.I.: Como efetivar e como vai atuar a Procuradoria Integra Mais?

D.B.: O Integra Mais é um programa que visa proporcionar uma maior integração com as Procuradorias das Subseções, ampliando ainda mais a atuação da Procuradoria Jurídica da OAB da Bahia no interior. Para isso, vamos fortalecer nossos canais de comunicação para dar celeridade às informações relacionadas às ações de denúncia.

J.I.: Como será implantado o programa SOS Advocacia?

D.B.: O SOS Advocacia vai garantir apoio e assistência à advocacia para ajudar a classe a atravessar esse momento de crise agravado pela pandemia. Vamos trabalhar com diversas estratégias, como assistência emergencial; convênios para linhas especiais de crédito e financiamento; além de facilitação de regularização financeira junto à OAB-BA. As advogadas e advogados que procurarem a OAB-Ba para ingressarem no programa terão seus casos analisados e terão a devida assistência.

J.I.: Como organizar e fazer funcionar o Plantão OAB-Jovem?

D.B.: A OAB tem salas nos fóruns e juizados, além dos canais de comunicação onde a classe pode entrar em contato. Então vamos aproveitar essa estrutura que já está disponível para, com os integrantes do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, orientar e tirar dúvidas dos jovens advogados e advogadas.

J.I.: Quais os planos de ação conjunta com a CAAB e ESA?

D.B.: São muitos os projetos para a CAAB e para a ESA. Vamos, por exemplo, criar cursos de capacitação para a advocacia atuar nas plataformas telepresenciais dos Tribunais; implantar um mestrado profissional; ampliar a grade de cursos práticos de especialização. Em relação à CAAB, iremos implantar a CAAB Digital, um sistema digital para as solicitações de auxílio e demais processos internos na Caixa; criar a creche da advocacia; dentre outros.

J.I.:Qual caminho a OAB-BA deve seguir nos próximos anos?

D.B.: Vamos defender as prerrogativas da advocacia, enfrentar a crise do Poder Judiciário e fortalecer a classe.

ILHÉUS: Atuação da DPE garante cumprimento da lei que assegura passe livre para maiores de 60 anos

Foto: Reprodução/DPE-BA

Pessoas com mais de 60 anos têm procurado a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) em Ilhéus para ver garantido o cumprimento da legislação municipal que, após emenda legislativa de dezembro de 2020, instituiu o passe livre no sistema de transporte municipal a partir desta faixa etária.

No mês passado, quatro casos deste tipo chegaram à Defensoria. Responsável por emitir o cartão do passe livre, a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Ilhéus (ATRANSPI) não vinha oferecendo de modo imediato e sem embaraços o documento para acesso gratuito destas pessoas aos ônibus.

Após utilizar do instrumento da prerrogativa de requisição junto à ATRANSPI, solicitando informações sobre o cumprimento da Lei municipal (nº 3.975/2018) nestes casos, a DPE/BA obteve respostas positivas no sentido da confecção e entrega efetiva do cartão de passe aos requerentes que encontraram dificuldades.

“A concessão do passe livre para as pessoas maiores de 60 anos é hoje um direito na cidade de Ilhéus. Essa alteração da legislação mostrou-se de grande importância, pois, muitas vezes, após certa idade, acontece da pessoa ter uma redução na renda familiar. Uma das principais dificuldades com a chegada da terceira idade é a mobilidade, assim o passe livre para idosos, acima de 60 anos, é um importante benefício para garantir o efetivo direito de ir e vir”, comentou o defensor público Leonardo de Couto Salles.

Autor de alguns dos requerimentos com solicitação de informações e também coordenador da 3ª Regional da DPE/BA, com sede em Ilhéus, Leonardo Salles explica que a Defensoria avalia ingressar com uma ação coletiva para cumprimento da gratuidade assegurada pela lei municipal caso o problema permaneça recorrente.

As informações são da Defensoria Pública do Estado da Bahia 

UBATÃ: cartório eleitoral tem novo endereço

Foto: Reprodução/TRE-BA

A sede da 134ª Zona Eleitoral (ZE), em Ubatã, tem novo endereço. A proposta é melhorar o atendimento aos cidadãos e cidadãs que buscam os serviços prestados pela Justiça Eleitoral, bem como a qualidade do ambiente de trabalho dos servidores. A nova sede conta com instalações mais modernas, com novos equipamentos e mobiliário. A mudança para as novas instalações atende a um pleito antigo dos servidores, requisitados e terceirizados lotados na zona eleitoral.

Com isso, o atendimento aos eleitores agendados passa a ocorrer na Rua Henrique Ferreira Borges nº 122, térreo, no bairro Lomanto Júnior. O cartório eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta o eleitor para que priorize o atendimento online, por meio do site http://www.tre-ba.jus.br/e aplicativos da Justiça Eleitoral. Para atendimento presencial, será necessário agendamento prévio.

Para esclarecimentos, o eleitor poderá entrar em contato diretamente com a zona eleitoral, por meio do telefone: (73) 3245-1126. 

As informações são do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia 

ITAPETINGA: cartório eleitoral passa a atender por whatsapp

Foto: Reprodução/TRE-BA

A Justiça Eleitoral informa que o atendimento presencial ao público do Cartório Eleitoral da cidade de Itapetinga, pertencente à 140ª Zona Eleitoral (ZE), permanece suspenso. O eleitor que necessitar de atendimento remoto de servidor da Justiça Eleitoral poderá, até o próximo dia 17 de dezembro, entrar em contato pelo whatsapp (77) 3261-1100. 

O atendimento presencial será retomado em 7 de janeiro, somente após o recesso do judiciário (de 20/dez a 6/jan).

A interrupção do serviço presencial ocorre em razão da necessidade de reforma do imóvel onde funciona o cartório eleitoral. Medida obedece decisão da presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), assinada pelo presidente do órgão, desembargador Maynard Frank. 

As informações são do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia 

Justiça Federal na Bahia passa a exigir comprovante de vacinação

Foto: Reprodução/Justiça Federal – BA

A Justiça Federal na Bahia passou a exigir na segunda-feira, 13, a comprovação de vacinação contra Covid-19 para ingresso e circulação em suas dependências em todo o estado. 

A medida é válida para magistrados, servidores, trabalhadores terceirizados, estagiários, advogados, defensores públicos, peritos, partes de processo e público externo. A vacinação a ser comprovada corresponderá ao esquema vacinal completo, observando o cronograma vacinal instituído pelos órgãos competentes. 

Pessoas que possuem contraindicação da vacina contra a Covid-19 somente poderão ingressar nas dependências da Justiça Federal mediante apresentação de atestado médico. Para os não vacinados é obrigatória a apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72h.

As informações são do Bahia Notícias