Quarta-Feira, 29 de maio de 2024
Justiça no Interior

BRUMADO: “meu primeiro passo é estar presente na vida dos advogados”, destaca Ingrid Freire, nova presidente da OAB

Foto: Arquivo pessoal

Por: Justiça no Interior

A OAB-subseção de Brumado conheceu nesta quarta-feira, 24, sua nova presidente. Trata-se da advogada Ingrid Freire, que concorreu ao pleito em chapa única, tendo obtido 139, dos 153 advogados votantes , o que representou um percentual de 90,85%. 

Freire será presidente da OAB-Brumado entre 2022 e 2024. Ela compôs a chapa “OAB presente e unida”, tendo como companheiros (a) os (a) advogados (a) João Rafael (vice-presidente), Abiara Dias (Secretária Geral), Viniccius Assis (Secretário Adjunto) e Daniel Wladson (Tesoureiro).

Ingrid Freire tem 38 anos e atua como advogada há 10, na área trabalhista. Antes de chegar ao cargo máximo da Ordem no município, ela foi presidente da Comissão de Prerrogativas e, atualmente, é conselheira seccional da OAB-Bahia. Em entrevista ao Justiça no Interior nesta quinta-feira, 25, ela aponta que o primeiro passo da gestão é ter mais contato com os colegas. CONFIRA:

JUSTIÇA NO INTERIOR:  O que uniu a subseção em torno de uma única candidatura?

INGRID FREIRE: Acredito que o que uniu a subseção em torno da minha candidatura foi o trabalho feito há duas gestões. Eu sempre estive à disposição da classe, mesmo antes de ocupar cargo na OAB. Para essa eleição meu nome acabou sendo um nome de consenso. E, por isso, inclusive foi até chapa única, diante do consenso de que eu seria a melhor pessoa para conduzir a gestão da subseção.

J.I.:  Qual o primeiro passo da futura gestão?

I.F.: O meu primeiro passo é estar presente na vida dos advogados. Nós começamos isso agora com a campanha. Nós visitamos todas as comarcas que fazem parte da subseção. O que a gente quer é fazer um mapeamento de todos os 23 municípios. Quais advogados? Quantos escritórios tem em cada município? E não forcar só nas comarcas, mas nos 23 municípios que fazem parte da subseção.

J.I.: O que os colegas podem esperar de Ingrid Freire presidente?

I.F.: A minha postura como presidente é a mesma postura que eu venho tendo desde quando eu comecei a contribuir com a Ordem. É uma postura firme, respeitosa. Precisamos respeitar as outras instituições, mas não podemos abaixar nossas cabeças para algumas irregularidades e arbitrariedades que ocorrem.

J.I.: O que é ser uma mulher advogada e agora presidente?

IF.: A mulher assim como o negro lutou pela igualdade, por ter paridade. Atualmente, nós temos um número maior de advogadas e nada mais justo que nós ocupemos os maiores cargos de direção. É um outro olhar. Para a gente realmente saber como é estar como mulher, você precisa sentir na pele. É um orgulho muito grande assumir no próximo triênio. Isso passa força, exemplo para as demais. Acredito que toda essa garra, essa força que a gente tem pra presidência vai ser algo muito contributivo. Acredito também no divisor de águas na advocacia baiana. Vamos ter uma presidente e vice da seccional que são mulheres. Entre as demais subseções que vão assumir, a maioria são de mulheres. Então nós teremos um colégio de presidentes com a maioria de mulheres e isso para mim é um orgulho. 

J.I.:Qual será o desafio a ser enfrentado pela advocacia da região?

I.F.: São problemas que temos com o judiciário. Especialmente, o Tribunal de Justiça da Bahia. Recentemente foram nomeados 98 juízes, mas ainda temos muitas comarcas sem juízes, sem servidores e isso impacta diretamente no exercício da advocacia. E não só no exercício da advocacia, mas também para o jurisdicionado.

J.I.: Qual mensagem para os colegas?

I.F.: Estarei presente na vida deles e o que for possível estarei a frente resolvendo. Tentando um diálogo, uma aproximação e, com isso, nós vamos entendendo o sistema e tentando resolver para que todos os advogados tenham o exercício pleno de sua advocacia. Então, o recado que deixo para os colegas é esse. Eles já me conhecem, sabem da minha firmeza e é sempre em frente, sempre em luta pela advocacia e coragem. Isso eu acredito que não vai me faltar. Estou disposta ao trabalho, montamos uma diretoria com pessoas com o mesmo perfil. É uma chapa totalmente renovada, temos jovens advogados todos com garra para trabalhar e disposição.


COMPARTILHAR