Domingo, 19 de maio de 2024
Justiça no Interior

Ministério da Justiça lança revista em quadrinhos que orienta sobre violência contra a mulher

Foto: Agência Brasil

 

O Instituto Cultural Mauricio de Sousa e o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançaram, na quarta-feira, 29 de março, uma revista em quadrinhos sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres. O lançamento fez parte das ações do governo federal no mês da mulher.

 

A publicação foi lançada nos formatos físico e digital e é destinada, principalmente, ao público infanto-juvenil. Nela, a Turma da Tina aborda a igualdade de direitos de mulheres e homens e como enfrentar os vários tipos de violência sofridas por mulheres e meninas.

 

Os personagens jovens do cartunista Mauricio de Sousa assistem à aula com exemplos sobre violências mental, física, econômica e sexual contra mulheres, praticadas de diversas formas com emprego de força física, constrangimento moral ou psicológico, menosprezo, restrição de direitos, abusos como opressão, ameaças, perseguição, hostilidade, intolerância ou dano patrimonial.

 

 

 

Os desenhos de Mauricio de Sousa mostram as limitações impostas pela violência às mulheres e que essas ações podem resultar no crime de feminicídio, previsto desde 2015 no Código Penal brasileiro, quando uma mulher é assassinada pelo fato de ser mulher.

 

Os exemplos citados nos quadrinhos têm o objetivo de ajudar a sociedade a identificar comportamentos considerados aparentemente corriqueiros e normais, como verdadeiras formas de violência. Outra lição é a do personagem Ivo, que sente um ciúme descontrolado da namorada. Ivo é aconselhado a procurar ajuda profissional especializada para que entenda que não existe propriedade de um homem sobre uma mulher.


COMPARTILHAR