Quinta-Feira, 30 de maio de 2024
Justiça no Interior

VITÓRIA DA CONQUISTA: Defensoria realiza primeiro Casamento LGBTQIA+ Coletivo

Foto: Reprodução/DPE

Por: Justiça no Interior

A Defensoria Pública do Estado da Bahia realiza nesta sexta-feira, 12, o primeiro casamento coletivo LGBTQIA+ em Vitória da Conquista, região Sudoeste da Bahia. A iniciativa é da DPE, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, da Clínica de Direitos Humanos e do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bisexuais. 

A cerimônia vai acontecer às 16h30min, no espaço João de Barro Eventos, com a participação de 12 casais e seus familiares. De acordo com Débora Santanah, Assistente Social da Defensoria Pública, em Vitória da Conquista, que está na organização do casamento, “no primeiro momento, a DPE pensou em fazer o casamento virtualmente, mas com a melhoria dos índices da pandemia, resolvemos de forma presencial”. 

Com o tema “Pelo direito de amar”, o projeto implantado pela Defensoria promove a oficialização de uniões homoafetivas desde 2019. Pelos registros, a atuação da instituição já beneficiou casais de Salvador, Lauro de Freitas e, agora, será a vez de Vitória da Conquista.

“O objetivo do casamento é levar segurança jurídica às relações afetivas dos casais. Eles ajudam no reconhecimento de direitos e da cidadania de cada pessoa. A populaçãoo LGBTQIA+ ainda sofre o preconceito e a discriminação, e a DPE, com o casamento, contribuiu para que a sociedade veja que não há somente um tipo de família possível”, conclui Débora Santanah. 


COMPARTILHAR