Quinta-Feira, 25 de julho de 2024
Justiça no Interior

VITÓRIA DA CONQUISTA: Cartórios registram aumento de 61% nos casamentos em 2021

Foto: Divulgação 

Um levantamento da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), junto a cartórios de Vitória da Conquista, apontou que entre janeiro e outubro de 2021, houve um crescimento de 61,7% no número de casamentos na cidade. Foram realizadas 1273 celebrações civis, frente a 787 matrimônios realizados no ano passado. 

A tendência de alta começou a ser verificada logo em janeiro, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020. Naquele mês, totalizaram-se 178 casamentos, enquanto em 2020, os números foram fechados em 166. Já o maior crescimento percentual se deu em maio, quando os casamentos aumentaram 25%.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil. Esta retomada acontece às vésperas de dezembro, tradicionalmente o mês onde é realizado o maior número de casamentos no Brasil, sendo o preferido para as celebrações.

“Mesmo diante da diminuição dos casos no Brasil, os protocolos de segurança sanitária para as celebrações seguem mantidos nos cartórios, como o limite de pessoas na cerimônia, o distanciamento, a exigência de máscara e distribuição de álcool em gel, medidas que também fazem com que os noivos se sintam mais seguros para retomar os planos adiados por causa da pandemia”, explica Daniel Sampaio, presidente da Arpen/BA.

As informações são da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia


COMPARTILHAR