Quinta-Feira, 29 de maio de 2024
Justiça no Interior

VI Simpósio de Direito e Sociedade do Sudoeste da Bahia será realizado na sexta-feira, 17

Foto: Divulgação 

Foto: Divulgação 

Por: Justiça no Interior 

O Núcleo de Direito Contemporâneo de Vitória da Conquista, em parceria com o Núcleo de Investigação e Produção Científica e a Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão, Internacionalização e Inovação da Faculdade Santo Agostinho, vai realizar nesta sexta-feira, 17, o VI Simpósio de Direito e Sociedade do Sudoeste da Bahia. O evento tem como tema:“Migração, refúgio, direitos humanos e a crise humanitária no Afeganistão”.

O Simpósio pretende discutir as atualizações sobre a situação que o Afeganistão está passando e quais as consequências jurídicas para a população que sofre uma crise humanitária e precisa se refugiar em outros países. “Também abordaremos no evento quais as implicações com o Talibã para os direitos das mulheres afegãs e quais as principais sanções possíveis do país perante o Tribunal Penal Internacional”, destaca a coordenadora do NEDIC, Ana Paula Sotero.

A programação do evento vai contar com a presença de debatedores, como: Profa. Erika Calazans, pós-doutora em direito internacional pela UFSC, Profa. Paula Danese, doutoranda e mestre em direito internacional e da Profa. Alichelly Ventura, doutoranda em Direito Internacional Público pela UERJ.

O Simpósio será encerrado com a palestra dos Professores Ana Paula Sotero e Luciano Tourinho, coordenadores do NEDIC, que irão abordar a criminalização dos migrantes e refugiados como inimigos e a resistência dos países em receber os povos em crise humanitária como a situação do Afeganistão. 

Todas as discussões serão realizadas virtualmente As inscrições podem ser feitas neste link. “O debate será, portanto, muito importante para o desenvolvimento crítico do direito internacional e dos direitos humanos pelos discentes e comunidade acadêmica”, pontua a professora, Sotero. 


COMPARTILHAR