Quinta-Feira, 25 de julho de 2024
Justiça no Interior

SANTO ANTÔNIO DE JESUS: DPU está atendendo familiares de vítimas de explosão em fábrica de fogos de artifício

Foto: Almiro Lopes/Arquivo CORREIO

A Defensoria Pública da União está realizando entre esta sexta-feira, 28, e a segunda-feira, 31, uma ação de atendimento aos familiares das vítimas da explosão em uma fábrica de fogos de artifício no município de Santo Antônio de Jesus. A ação está sendo realizada em parceria com o Movimento 11 de Dezembro e a Justiça Global e visa buscar o pagamento da indenização estabelecida na decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Empregados da Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus. 

O caso aconteceu em 11 de dezembro de 1998, quando ocorreu uma explosão na fábrica de fogos de artifício, conhecida como Vardo dos Fogos, ocasião em que 60 pessoas morreram: a maioria delas mulheres e crianças negras. Seis pessoas sobreviveram.

O caso foi submetido à Corte Interamericana de Direitos Humanos, que, em sua sentença, reconheceu a responsabilidade do Estado Brasileiro, condenando-o, dentre outros pontos, a efetuar o pagamento de uma indenização a título de dano material em favor dos/as sobreviventes e herdeiros/as das vítimas falecidas.

As informações são da Defensoria Pública da União 


COMPARTILHAR