Quinta-Feira, 30 de maio de 2024
Justiça no Interior

SALINAS DA MARGARIDA: Defensoria realiza debate sobre violações de direitos humanos e racismo estrutural

Foto: Reprodução/Defensoria Pública

A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia vai realizar nesta quinta-feira, 19, uma audiência virtual para tratar das violações de direitos humanos e racismo estrutural ocorridos em Salinas da Margarida, no Recôncavo Baiano. Segundo a DPE, o debate é uma sequência da missão que busca as garantias e os direitos fundamentais de toda a população.

A necessidade de realizar a conversa foi apontada pelas defensoras Roberta Cunha e Cristiane Bardelli, da Defensoria de Nazaré das Farinhas, após elas identificarem denúncias de racismo ambiental estrutural e de agressões contra populações LGBTQIA+, com denúncias até de espancamentos ocorridos em frente à prefeitura. Esses fatos fizeram as defensorias acionarem a Ouvidoria da DPE.

A ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis, destaca a importância do evento para a comunidade de Salinas da Margarida. “Esta audiência pública é fruto das demandas apresentadas pelos movimentos sociais e pelos assistidos da Defensoria. A falta de investimento público associada com a especulação imobiliária no local tem colaborado para a opressão de grupos já marginalizados naquele território, com violações constantes de direitos humanos”.

A audiência virtual será realizada por meio da plataforma Google Meet. As incrições podem ser feitas pelo Whatsapp (71) 98865-7100. “Esperamos que a audiência possa estabelecer um elo entre os poder municipal, estadual e federal para garantir os direitos fundamentais daquela população, resguardando-se também os direitos ambientais, a preservação do meio ambiente e também a preservação destas lideranças, garantindo seu direito de militar no ativismo em defesa da vida”, conclui a ouvidora-geral, Sirlene Assis.

As informações são da Defensoria Pública do Estado da Bahia


COMPARTILHAR