Quarta-Feira, 22 de maio de 2024
Justiça no Interior

Procon-BA cria documento de orientações para os consumidores

Foto: Aliger/Reprodução

No próximo dia 15 é comemorado o dia do Consumo Consciente, e para celebrar a data a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) disponibiliza, para o consumidor, uma série de orientações sobre o consumo sustentável. Acesse o documento, clicando no link.

Segundo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) o documento “visa despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que os padrões atuais de consumo estão causando.” A iniciativa também busca chamar a atenção dos cidadãos para os problemas sociais, econômicos e ambientais resultantes dos padrões de produção e consumo insustentáveis praticados atualmente.

Nas orientações, o Procon-BA ainda explica o conceito de consumo consciente, fala sobre sustentabilidade, otimização de recursos, consumismo, responsabilidade social e com o meio ambiente. O documento também incentiva a redução de resíduos e do consumo desenfreado, através do planejamento, da pesquisa de compra, consumo necessário para sobrevivência, reutilização de produtos e embalagens, separação dos resíduos e do compartilhamento de ideias que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta.

As informações são da SJDHDS


COMPARTILHAR