Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira, 17, a Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Expurgo’ contra um grupo envolvido em fraudes em licitação na área da saúde.
Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, 14 de suspensão de servidores públicos, além de outras medidas judiciais.
Segundo a PF, os crimes investigados aconteceram nos municípios baianos de Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Prado, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Mucuri, Itapebi, Belmonte, além das cidades de Vila Velha e São Matheus, no Espírito Santo.
Durante as investigações, a PF identificou dois grupos empresariais que se utilizavam de pessoas jurídicas com vistas a fraudar a concorrência e a lisura dos processos licitatórios, com prejuízo ao erário público de cerca de R$ 5 milhões.
“Contudo, o grupo movimentou R$ 92 milhões em suas contas bancárias, o que irá demandar análise posterior à deflagração”, disse a PF em nota.
Ainda segundo a Polícia Federal, durante o trabalho de investigação foi apurada a participação de servidores públicos que se beneficiavam da prática ilegal.