Quinta-Feira, 25 de julho de 2024
Justiça no Interior

Polícia Civil inaugura Coordenação de Crimes de Intolerância

Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia inaugurou, na segunda-feira, 21, a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid). A coordenação vai atender pessoas LGBTQIA+, com deficiência e aqueles que sofram crimes relacionados à raça, religião e etnia

A sede da entidade fica na Rua Padre Vieira, antiga Rua do Ouro, no Centro Histórico de Salvador. Os registros de crime poderão ser feitos normalmente em qualquer delegacia, mas a Coercid dará orientações e fará o acompanhamento dos casos.

A Coordenação funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. Além de acolher queixas e denúncias, a Coercid também contará com um psicólogo para auxiliar as vítimas.

A cerimônia de inauguração da Coercid foi realizada por autoridades da Polícia Civil e das Secretarias da Segurança Pública (SSP-BA), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de representantes de outras forças de segurança, do Poder Judiciário e membros da sociedade civil organizada.

A Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito destacou a importância da participação social.

A Coercid é um importante passo para a defesa dos direitos e da dignidade dos públicos vulnerabilizados. Precisamos, juntos com todos os cidadãos, construir um ambiente comum, de respeito mútuo e inclusão em nossa sociedade“, disse.

A Polícia Civil informou que os agentes têm recebido capacitações para promover escuta com respeito às orientações sexuais, aos elementos sagrados dentro da compreensão de religiosidade, hábitos, costumes, crenças e tradições da vítima, evitando situações de revitimização.

As informações são do G1 Bahia


COMPARTILHAR