Quarta-Feira, 22 de maio de 2024
Justiça no Interior

OAB-Nacional elege seu novo presidente nesta segunda-feira

Foto: Divulgação/OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil se reúne nesta segunda-feira, 31, para eleger o novo presidente nacional da instituição. A eleição ocorrerá no plenário da OAB, em Brasília, a partir das 19h. Votam os (as) 81 conselheiros (as) federais da Ordem (3 de cada Estado e do Distrito Federal). A posse está prevista para terça-feira, a partir das 9h.

Por causa da pandemia, os dois eventos serão restritos aos conselheiros (as) da OAB. Jornalistas poderão acompanhar a votação e a posse por meio de transmissão online no canal da entidade no YouTube. 

Só uma chapa está inscrita para o pleito. Ela é liderada pelo atual secretário-geral da Ordem, Beto Simonetti, que conseguiu apoio de 26 seccionais. Também compõe a chapa: Rafael de Assis Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB-SC (vice-presidente), Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo (secretária-geral), Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte (secretária-geral adjunta) e Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB-MT (tesoureiro).

Natural de Manaus, Beto Simonetti é advogado criminalista. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Beto Simonetti está em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e, em novembro de 2021, foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022. Ao longo desses mandatos atuou como: diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. 

As informações são da Novo Selo Comunicação


COMPARTILHAR