Quarta-Feira, 22 de maio de 2024
Justiça no Interior

OAB-BA emite nota de solidariedade aos advogados Jacson Cupertino e Reinaldo Weber

Foto: Divulgação

Por: Justiça no Interior 

A Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional da Bahia e o Colégio de Presidentes de Subseções, advogadas e advogados com mandato no triênio 2022-2024, emitiu nesta quarta-feira, 23, uma nota de solidariedade aos advogados Jacson Santos Cupertino, presidente da OAB de Ilhéus e Reinaldo Weber, presidente da Comissão de Direitos Humanos da mesma Subseção, em razão da abordagem policial truculenta, que eles teriam sofrido na última sexta-feira, 18.

O caso foi noticiado ontem, em primeira mão, pelo Justiça no Interior. Segundo Cupertino, ele e Reinaldo estavam indo de Itapetinga para Ilhéus, quando foram parados em blitz PM Tático Ostensivo Rodoviário. “Ordenaram o desembarque do veículo com as mãos na nuca, de forma que pudessem ver. Ao desembarcar do veículo, indaguei aos policiais se não iria verificar nossa documentação antes e estes, ao berros, nos mandaram calar a boca. Estranhei aquela abordagem com 4 fuzis apontados em nossas direções, mas logo percebi que era uma abordagem a dois homens negros“.

Na nota, assinada pela Presidente da OAB-BA e por todos os 36 presidentes de subseções, a seccional destaca que “o fato, ocorrido poucos dias antes do Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21 de março), refletiu mais uma cena lamentável que materializa o racismo estrutural, fazendo das pessoas negras alvos prioritários das ações policiais, violando seus direitos e cidadania”.

CONFIRA A NOTA COMPLETA


COMPARTILHAR