Quinta-Feira, 29 de maio de 2024
Justiça no Interior

MUCUGÊ: Nova unidade do CEJUSC é inaugurada na Comarca

Foto: PJBA/Reprodução

O Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) inaugurou, na última quarta-feira, 08, uma nova unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) na Comarca de Mucugê. A unidade fica localizada na Rua da Várzea, S/N, Cidade Nova, e tem como Coordenador o Juiz de Direito, Diretor do Fórum da Comarca de Andaraí, Dilermando de Lima Costa Ferreira. A inauguração contou com a presença do Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade

Na ocasião, o Presidente do PJBA afirmou se sentir emocionado, tocado e sensibilizado sempre que inaugura um Cejusc. “Nós sabemos que, diante do preceito condicional que está lá, escrito na Constituição, que o acesso à justiça é um direito fundamental, tem imponência, tem estrutura, e é redigida em status de dignidade condicional”, ressaltou o Desembargador, aproveitando a ocasião para também falar sobre a necessidade de se garantir o acesso à justiça. “Nós precisamos dar cumprimento a esse acesso à justiça para o povo porque, senão, esse preceito condicional não passaria de uma promessa vã e platônica, sem qualquer concretude na realidade da vida, seria mais um preceito, mais um texto de lei sem qualquer eficácia”, finalizou. 

Já o Coordenador da nova unidade destacou a importância de uma estrutura como o Cejusc, “principalmente em uma Comarca em que a sede está um pouco distante dos outros municípios, de modo que a gente consegue melhorar a prestação judicial, trazendo a justiça pra perto da população que mais necessita”. Ainda sobre o Cejusc, o Juiz Dilermando Lima disse que “é justamente no Cejusc que a população é chamada para conversar e resolver seus problemas sem depender de uma intervenção efetiva do estado juiz”. 

As informações são do PJBA


COMPARTILHAR