Quarta-Feira, 22 de maio de 2024
Justiça no Interior

MATA DE SÃO JOÃO: Serviço de Acolhimento Familiar é implantado pelo Ministério Público

Foto: MPBA/Reprodução

Desde a quarta-feira, 9, o Município de Mata de São passou a contar com Serviço de Acolhimento Familiar, implantado por meio de uma parceria entre o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e a Prefeitura Municipal. O Serviço tem o objetivo de acolher crianças e adolescentes que estão em situação de risco e vulnerabilidade, sob medida de proteção judicial, por terem vivenciado situações de violência, abandono, orfandade ou qualquer outra em que o cuidado da família natural não tenha sido possível.

A implantação de serviços de acolhimento familiar integra um dos eixos do projeto ‘Tecendo o Amanhã’, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) do MP-BA e está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Serviço presta assistência às crianças e jovens, que precisam ser temporariamente protegidas, até a reinserção desses na família natural ou a inclusão em uma família substituta.

A subgerente do projeto ‘Tecendo o Amanhã’, a promotora de Justiça Luiza Amoedo destaca que, com o Acolhimento Familiar, essas crianças e adolescentes deixarão de serem atendidas por serviços de outros municípios, e passarão a serem protegidas em instituições e abrigos, com cuidado personalizado e resguardo ao direito à convivência familiar e comunitária. As famílias interessadas em realizar o acolhimento das crianças e adolescentes devem se inscrever no serviço e participar do curso de capacitação, que será ministrado pela assistente social Neusa Cerutti.

As informações são do MP-BA


COMPARTILHAR