Quinta-Feira, 25 de julho de 2024
Justiça no Interior

JEQUIÉ: DPE-BA realiza semana de atenção à saúde no Conjunto Penal

Foto: Divulgação 

Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou um mutirão de atendimentos em saúde, e também na área jurídica, para todos os custodiados interessados do Conjunto Penal de Jequié. A ação contou com assistentes sociais, psicólogos, ginecologista, ortopedista, clínico geral, urologista, dentistas, dentre outros profissionais especialistas na área de saúde, são oferecidos diversos tipos de assistência aos presos.

Foram montados toldos para atendimentos de triagem e uma unidade móvel de atendimento odontológico está no local. “Valeu a pena o esforço da Defensoria em trazer esse atendimento dos dentistas. Tirei um dente que sentia muita dor e tratei outro. Estou com a medicação para usar no pátio”, comemorou um custodiado. 

De acordo com a defensora Itanna Pelegrini, que atua na área de Execução Penal e liderou os esforços de organização e realização da ação, a demanda por assistência médica/odontológica foi muita pontuada pelos internos durante o contexto mais grave da pandemia da covid-19.

“Eram muitos os pedidos dos internos que chegavam a nós sobre a necessidade de consultas médicas e também com dentistas. Por esta razão tomamos a iniciativa de buscar apoio para esta ação e agora estamos realizando. É uma satisfação atuar para garantir direitos que são negados aos mais vulneráveis e aos privados de liberdade”, observou Itanna Pelegrini.

De acordo com a defensora Itanna Pelegrini, a Defensoria já planeja outras ações no Conjunto Penal de Jequié voltada para a regularização de documentos. Segundo levantamento do serviço social, quase 100 internos se queixam de não possuírem uma série de documentos básicos. “É sempre gratificante atender os assistidos apenados pois a Defensoria é quem garante efetivamente o acesso à Justiça e cidadania”, comentou o servidor Leonardo Santos Brito.

As informações são da Defensoria Pública do Estado da Bahia


COMPARTILHAR