Quarta-Feira, 22 de maio de 2024
Justiça no Interior

ITABERABA: “com o fim da eleição, estamos todos na mesma condição”, destaca presidente eleito da OAB

Foto: Arquivo Pessoal 

Por: Justiça no Interior 

O advogado Etienne Magalhães venceu na última quarta-feira, 24, a eleição para presidente da OAB-Subseção Itaberaba. Para chegar ao cargo máximo da Ordem no município, ele teve que enfrentar uma disputa duríssima, vencida por 109 a 104 votos. 

Etienne concorreu ao pleito pela chapa “Juntos por uma OAB ainda + forte”, tendo como companheiros de chapa as advogadas Déborah Carvalho (Vice-presidente) e Rafaela Arapiraca (Secretária Geral) e o advogados Luzimario Guimarães (Secretário-adjunto) e Saulo Mutti (Tesoureiro) que estarão a frente da OAB-Itaberaba pelo triênio 2022-2024.

Antes de disputar o cargo de presidente, Magalhães, que tem 12 anos de advocacia e atua nas áreas de direito público, trabalho, familiar e empresarial, foi Conselheiro estadual da OAB, por duas vezes. Em entrevista ao Justiça no Interior, concedida na quinta-feira, 25, Magalhães aponta que o principal desafio para a gestão que assume a OAB em janeiro de 2022 é “fazer uma gestão integrativa, participativa e democrática”. CONFIRA: 

JUSTIÇA NO INTERIOR: A OAB-Itaberaba sai fortalecida após a eleição?

ETIENNE MAGALHÃES: Penso que todo processo eleitoral gera desgaste, entretanto, o processo democrático eleitoral deve sempre ser comemorado, afinal, a vontade da maioria prevalece. Evidente que tivemos uma eleição acirrada, com apenas cinco votos de diferença, relativo a 214 (duzentos e catorze) advogados votantes, o que corresponde a uma diferença de apenas 2,5%. Contudo, por se tratar de uma eleição institucional, na qual o respeito e consideração sempre estão presentes, posso afirmar que a OAB subseção de Itaberaba sai fortalecida desse pleito, com propostas concretas e após um processo de amadurecimento do nosso papel, sobretudo porque agora não há mais lados, com o fim da eleição, estamos todos na mesma condição. Como advogados. 

J.I.: Como unir a classe após uma eleição muito disputada?

E.M.: Esse será nosso maior objetivo. Com o fim da eleição, acaba também a divisão da Classe, claro que esse sentimento não engloba todos os colegas, mas compreende a ampla maioria. Assim, o nosso compromisso é de fazer uma gestão integrativa, participativa e democrática, de modo que qualquer advogado que desejar, poderá contribuir e participar da ordem. Aliado a isso, estaremos ao lado dos colegas sempre que necessário, de modo a implementar nossas propostas e melhorar a realidade de cada colega no âmbito da comarca de sua atuação. Portanto, a união da classe será consequência desse trabalho, de forma natural, com urbanidade e respeito aos colegas. 

J.I.: Qual primeiro passo da futura gestão?

E.M.: Nosso primeiro passo será implementar nossa proposta a “OAB vai até você”, que consiste na ideia de ouvir todos os advogados vinculados a nossa subseção, para saber como podemos melhorar a realidade de cada colega e como ele pode contribuir na nossa gestão. Faremos um questionário digital para que o colega preencha e nos informe sua área de atuação, qual curso deseja realizar, quais dificuldades enfrenta no âmbito do poder judiciário, junto a delegacias, INSS, bancos públicos e privados, entre outros, e vamos tentar melhorar esse quadro dentro do que for possível. 

J.I.: Quem será o Etienne presidente?

E.M.: Será o mesmo Etienne de sempre, sem tirar nem pôr, de fácil acesso, atento às dificuldades dos colegas, comprometido com a classe e com o fortalecimento da advocacia.  

J.I.: Qual recado para os colegas?

E.M.: Queria agradecer aos colegas que confiaram em mim e na minha chapa, muito obrigado. Gostaria de parabenizar a chapa derrotada, nós travamos um pleito concorrido, de minha parte, justo e que ficará marcado na história da nossa subseção. Agora, passada a eleição, somos todos advogados e vamos juntos lutar pela valorização e fortalecimento da advocacia. Contem comigo sempre, estou à disposição da advocacia nos próximos três anos e farei tudo que estiver ao meu alcance para representar nossa classe da forma que ela merece. Forte abraço a cada advogada e a cada advogado da nossa subseção de Itaberaba, nas 28 cidades, e vamos juntos!!


COMPARTILHAR