Quinta-Feira, 25 de julho de 2024
Justiça no Interior

FIRMINO ALVES: 4.518 eleitores estão aptos a comparecer às urnas

Foto: Reprodução/Prefeitura de Firmino Alves

4.518 pessoas estão aptas a votar na eleição suplementar de Firmino Alves, no sul da Bahia, a ser realizada no próximo dia 3 de outubro. Apesar da cidade contar com 4.672 eleitores, 154 pessoas não poderão votar por não terem regularizado a situação cadastral perante a Justiça Eleitoral até 4 de maio deste ano. A data foi posta como limite para atualização cadastral pela Resolução 24, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), publicada no dia 4 de agosto deste ano. 

Do número geral de eleitores da cidade, apenas 93 não fizeram o recadastramento biométrico. Em termos de gênero, metade é do sexo masculino e metade do sexo feminino, correspondendo exatamente a 50% para cada sexo. A cidade conta com 14 seções eleitorais, sendo que a Seção 11 é a maior, com 455 eleitores e a menor é a Seção 79, com 127 eleitores.  

A maior faixa etária de eleitores está entre 31 e 40 anos, com 1.024 eleitores, seguido pela faixa etária que compreende dos 41 a 50 anos. Entre os mais jovens, são 767 eleitores com idade entre 18 e 25 anos, e 459 eleitores na faixa etária de 26 a 30 anos. Entre a população mais velha, estão 676 eleitores entre 51 a 60 anos e 511 eleitores, com idade entre 61 e 70 anos. Já entre os eleitores maiores de 70 anos, são 316 cidadãos aptos a votarem. Apenas 15 eleitores na cidade tem algum tipo de deficiência física.  

A eleição contará com o trabalho de 56 mesários voluntários que foram treinados pelo TRE-BA para atender os eleitores. Eles contarão com equipamentos de proteção individual (EPIs) contra o coronavírus. Os equipamentos serão fornecidos pela Justiça Eleitoral para os mesários.  Também serão disponibilizados máscaras e álcool em gel no local da votação. Haverá uma equipe de apoio para fiscalizar e orientar os eleitores que, por ventura, possam descumprir os protocolos de segurança sanitária.  

Os eleitores também podem consultar os locais de votação e a situação eleitoral através do aplicativo e-Título. O aplicativo também fornece certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais. Além disso, emite guias de multas e oferece a possibilidade de justificativa de ausência no dia das eleições, quando o eleitor está fora do município de votação, ou em até 60 dias após o pleito. 

As informações são do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia 


COMPARTILHAR