Quarta-Feira, 22 de maio de 2024
Justiça no Interior

DPE-BA promove 1º Seminário sobre cotas raciais nas Defensorias Públicas brasileiras

Foto: Reprodução/DPE-BA 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) vai promover na quarta-feira, 16, o “1º Seminário sobre Cotas Raciais nas Defensorias Públicas: por uma sociedade antirracista”. O evento será na Escola Superior da Defensoria, porém por causa do aumento de casos de Covid-19 apenas  palestrantes e autoridades convidadas poderão participar presencialmente.

O Seminário reunirá defensores(as), servidores(as) e estagiários(as) da DPE/BA e outras Defensorias do Brasil, além de professores, pesquisadores e convidados envolvidos com a temática do enfrentamento ao racismo estrutural e institucional brasileiro e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Defensoria.

A mesa de abertura do evento será composta pelo defensor público geral, Rafson Ximenes,  a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris  Postal, a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis, a defensora pública baiana e coordenadora da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional de Defensoras e Defensores, Clarissa Freitas,  o defensor público e presidente da Associação de Defensoras e Defensores da Bahia, Igor Santos, e o assessor especial da Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia, Ailton dos Santos.

O Seminário será composto de quatro mesas com participação de convidados que promoveram o debate sobre quatro eixos de reflexão. A mesa 1 abordará o tema das ações afirmativas e a importância das cotas raciais nos concursos públicos das Defensorias Públicas. A mesa 2 tratará sobre a heteroidentificação racial e o enfrentamento às fraudes nos órgãos públicos.

Além disso, a mesa 3, tratará sobre a implantação das ações afirmativas nas Defensorias Públicas do Brasil. Encerrando o evento, a mesa 4 tratará da Percepções de servidoras(es) públicas(os) gestoras(es), defensoras(es), técnicas(os) e estagiárias(os) quanto à diversidade racial e as cotas raciais nas Defensorias Públicas.

Confira abaixo toda a programação das mesas e seus convidados:

As informações são da DPE-BA


COMPARTILHAR