Quarta-Feira, 22 de maio de 2024
Justiça no Interior

Com novidades sobre o envio das declarações, Receita Federal já recebeu mais de 4 milhões de declarações do IRPF em 2022

Foto: CDL Várzea Grande

A Receita Federal já recebeu mais de 4 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário de 2021. Uma das razões para esse resultado é o fato da declaração já se iniciar pré-preenchida para os contribuintes que possuam conta gov.br nos níveis ouro ou prata.

Confira as formas de preenchimento disponíveis:

  • Online no e-CAC
  • Pelo programa instalado no computador
  • Pelo celular ou tablet com o app Meu Imposto de Renda

A Declaração Pré-Preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente pelo programa do imposto de renda, sem a necessidade de digitação. Estas informações são importadas da base de dados da Receita Federal, que tem como origem as informações apresentadas pelo próprio contribuinte, na declaração do ano anterior e declarações auxiliares (como o carnê-leão), e por outras fontes como empregadores, imobiliárias e prestadores de serviços de saúde em outras declarações.

Além disso, a Receita Federal alerta que é de  responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.

Outra novidade sobre a declaração do Imposto de Renda, é que desde 2021 também é possível obter as informações pré-preenchidas dos dependentes. Para isso, o dependente deve passar uma procuração digital para o titular da declaração antes de baixar as informações.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

É importante que o contribuinte atente para o prazo de entrega, pois estando obrigado à apresentação da declaração e não o fazendo no prazo previsto, estará sujeito a multa

As informações são da Receita Federal


COMPARTILHAR