Quinta-Feira, 30 de maio de 2024
Justiça no Interior

BARREIRAS: “a bússola será: garra, determinação e coragem”, diz Bárbara Mariani, presidente eleita da OAB

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Justiça no Interior

Atual vice-presidente da OAB-Subseção de Barreiras, a advogada Bárbara Mariani foi eleita na última quarta-feira, 24, a nova presidente da entidade. Para chegar ao cargo máximo da Ordem no município, ela recebeu 257 votos, frente aos 137 da chapa concorrente. 

Mariani concorreu ao pleito pela chapa “OAB forte e unida”, compondo com os (as) advogados (as): Elza Victor (Vice-presidente), Plínio Oliveira (Secretário Geral), Daniel Nogueira (Secretário Adjunto) e Lilian Castro (Tesoureira), que vão gerir a OAB-Barreiras pelo triênio 2022-2024. 

Aos 38 anos, sendo 14 de carreira, Bárbara Mariani atua nas áreas do Direito Público e Civil. Antes de disputar a presidência da Ordem, ela ocupou a função de Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas 2016-2018 e é a atual Vice-presidente da OAB-Subseção de Barreiras. Em entrevista ao Justiça no Interior concedida na sexta-feira, 26, ela aponta a garra, determinação e a coragem como bússolas da gestão. CONFIRA:

JUSTIÇA NO INTERIOR: O que o resultado da eleição mostrou? 

BÁRBARA MARIANI: Força, unidade e lealdade. A advocacia externou credibilidade ao nosso trabalho. Fruto da relação aberta e democrática que vivemos dentro da OAB. 

J.I.: Qual o primeiro passo da futura gestão?

B.M.: Intensificar todas as demandas internas da casa, principalmente as comissões. Intensificar as pautas de enfrentamento ao judiciário e fortalecimento com as comarcas agregadas. 

J.I.: A experiência como vice-presidente vai auxiliar na tomada de decisões no próximo triênio?  

B.M.: Com certeza. Já estou participando ativamente do sistema OAB há seis anos, o que capacita a vivência e conhecimento de como direcionar nossas demandas.

J.I.: Como é ser mulher advogada e agora presidente?

B.M.: Sabemos que o empoderamento feminino é uma realidade em todos os segmentos da sociedade. Na OAB não é diferente. Já venho da diretoria e agora desenvolveremos o trabalho com o mesmo propósito de lealdade a classe e a sociedade. Primando sempre pelo fortalecimento da advocacia!

J.I.: Quem será a Bárbara presidente?

B.M.: A de sempre! Uma líder democrática, dinâmica e fiel aos preceitos institucionais. Defender sempre o Estado Democrático de Direito, a valorização da advocacia e nossas prerrogativas.

J.I.: Qual principal enfrentamento que a ordem terá no próximo triênio?

B.M.: O desafio maior é o enfrentamento das demandas perante ao poder judiciário. Pois reflete diretamente no exercício profissional de toda advocacia o seu funcionamento. Vamos ser reticentes e propositivos com o intuito de melhorar a prestação jurisdicional.

J.I.: Qual recado para os colegas?

B.M.: Agradecer toda confiança depositada à Chapa “Advocacia Forte e Unida” e retribuiremos com muito trabalho com o intuito de elevar cada vez mais os advogados e advogadas da nossa subseção. Não vamos desanimar, a bússola sempre será: Garra, determinação e coragem em prol dos nossos ideais. Teremos bons tempos na advocacia!


COMPARTILHAR