Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Justiça no Interior

VITÓRIA DA CONQUISTA: Curso de Direito da UESB recebe selo “OAB recomenda”

Foto: Reprodução/UESB

Por: Justiça no Interior

Pela quarta vez consecutiva o curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia recebeu o selo “OAB Recomenda”. A honraria é um reconhecimento concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil às melhores instituições de ensino públicas e particulares de Direito de todo o país. No triênio 2019-2021, 192 universidades do Brasil receberam a comenda, sendo 14 delas na Bahia. 

Em entrevista ao Justiça no Interior, o coordenador do colegiado do curso de Direito da UESB, Professor Byron de Castro Muniz, afirma que receber a comenda é motivo de alegria e responsabilidade, “É um trabalho realizado ao longo do tempo, pelos professores, pelos alunos e pelas servidoras. Somos um grupo, preocupado em dar o melhor para nossos alunos, e eles estudando para alcançar resultados melhores como este que aconteceu”. 

Para entregar a honraria, a OAB avalia as faculdades de Direito com base em dois critérios: o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação no Exame da Ordem. 

O professor Byron de Castro afirma que neste último exame da Ordem os alunos da UESB conseguiram quase 100% de aprovação. O que para ele é fantástico. “O décimo semestre e a turma que formou tiveram excelentes resultados, o que nos deixa realmente bastante satisfeitos”.

FOTO DO N

Com mais de 20 anlos de história, o curso de Direito da UESB oferece diversos serviços jurídicos para a população de Vitória da Conquista e região de forma gratuita. Entre eles estão o Núcleo de Prática Jurídica, que atua na área civil, como divórcios, pensões alimentícias, inventários, entre outros; o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente que busca garantir os direitos fundamentais do público infantil/jovem e a Clínica de Direitos Humanos que procura prevenir e combater a violação aos Direitos Humanos. Além disso, a oferta desses serviços possibilita que alunos do curso de Direito tenham a oportunidade de desempenhar atividades práticas da disciplina “Estágio Supervisado”.

Muniz salienta que como Universidade pública e gratuita, a UESB deve devolver à sociedade benécies e direitos. “Nós temos o Saju prestando assistência jurídica gratuita àqueles que não podem pagar um advogado. Então, é um dos nossos compromissos além de outros”.

A próxima vez que a OAB concederá o selo será em 2024, quando se encerra o triênio começado em 2022. Para manter esse reconhecimento nacional, o coordenador do colegiado de Direito da Uesb afirma que será um “trabalho de formiguinha”.

“É um trabalho que deve ser feito sempre, é incessante. Todos nós trabalhamos para darmos melhores aulas. O curso de Direito, quando começou, raríssimos professores tinham começado o doutorado, hoje é o oposto. São pouquíssimos os que não têm mestrado e doutorado. Então é reconfortante saber que estão sendo feitas mudanças para o melhor dentro do curso”, completa.


COMPARTILHAR