Foto: Max Haack/Ag Haack
O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, está realizando ações preventivas durante o período do Carnaval de Salvador. O órgão realiza ações voltadas à proteção e garantia de direitos humanos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ação faz parte da Campanha “Respeito é nosso direito! Carnaval 2023″, que visa conscientizar a população sobre a importância dos seus direitos garantidos e respeitados na maior festa popular do mundo, e chamando a atenção da sociedade para observar e também denunciar qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos.
Durante a ação, serão distribuídos materiais com informações para denúncia e atendimento às vítimas. As denúncias poderão ser feitas através da Ouvidoria Geral do Estado e pelo Disque 100.
Além dos casos de trabalho escravo e tráfico de pessoas, as equipes multidisciplinares vão realizar o atendimento, a busca ativa e o acompanhamento dos assistidos, nos casos de violações de direitos, especialmente os que envolvem crianças e adolescentes. Dentro do Plantão Integrado também serão disponibilizados apoio para as pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e pessoas idosas.
O núcleo funcionará na sede da Procon-BA, que fica na Rua Carlos Gomes, dentro do Circuito Osmar (Campo Grande).
As informações são da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos