Foto: Arquivo Pessoal
Por: Justiça no Interior
A advogada Fernanda Christianini Salvatore será a nova presidente da OAB-Subseção de Porto Seguro. Seu nome foi chancelado na eleição que aconteceu na quarta-feira, 26. Salvatore recebeu 122 votos, 90,37% e vai ocupar a presidência da entidade entre 2022 e 2024.
Ela representou a chapa “OAB por você” composta ainda por pelas advogadas Julita de Amorim Borges Sérgio (Vice-presidente) e Daliene da Silva Barbosa (Secretária adjunta) e pelos advogados Ramon Alves (Secretário Geral) e Rodrygo Gonzales Machado (Tesoureiro).
Fernanda Salvatore tem 49 anos, é advogada há 21 anos com ênfase nas áreas Trabalhista, Cível, Defesa do Consumidor e Familiar. O próximo triênio será a primeira experiência dela em cargos de gestão da Ordem. Em entrevista concedida ao Justiça no Interior na sexta-feira, 26, ela destaca que vai buscar a valorização dos advogados e das advogadas perante o Poder Judiciário. CONFIRA:
JUSTIÇA NO INTERIOR: O que uniu a subseção em torno de sua candidatura?
FERNANDA SALVATORE: Não posso afirmar que houve um consenso ou união de todos os advogados em torno da minha candidatura. Mas, nós nos esforçamos para compor uma chapa plural, que representasse todos os municípios que compõem a Subseção (Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália) permitindo que a OAB esteja cada vez mais próxima dos advogados e advogadas.
J.I.: Quais os principais desafios a serem enfrentados pela advocacia da região?
F.S.: Variados são os desafios. Na verdade, de diversas ordens. Em um primeiro momento o principal desafio é reunir e promover a integração, pois, o número de colegas que passaram a compor o quadro da subseção aumentou muito, sem que pudessem se conhecer. Este acolhimento entre os (as) advogados (as) proporcionará uma união para lutar em busca dos interesses da classe.
J.I.: Qual o primeiro passo da futura gestão?
F.S.: Dar continuidade ao trabalho desenvolvido em defesa da advocacia, lutar pela melhoria das condições de trabalho, em especial pela contratação de servidores junto ao TJBA para os cargos de serventuários, conciliadores, juiz leigo para as Comarcas de Belmonte e Santa Cruz Cabrália, lutar por uma maior participação da OAB nos Conselhos Municipais, e pela implantação da Delegacia do Idoso, Proteção à Criança e ao Adolescente, retorno da célula da Sefaz para a Comarca local.
Também queremos integrar os advogados em início de carreira com aqueles que a exercem a mais tempo, incentivar as comissões, valorizar os advogados e advogadas perante o Judiciário, Município e sociedade. Mas, principalmente, promover o reconhecimento de que, apesar das diferenças, temos em comum o fato de sermos advogados e advogadas.
J.I.: O que é ser mulher advogada e agora presidente?
F.S.: Até as vésperas do parto advoguei, fiz audiências, peticionei. Pouco tempo depois, estava lá eu no Fórum fazendo audiências, com o filho no bebê conforto (que eu chamo de bêbê desconforto) amamentando. Advogada, mãe, amiga, filha, esposa, dona de casa, mulher e, agora, presidente. Como? Fui convidada, pensei, relutei, relutei, pensei em aceitar, pensei em desistir e, finalmente sim.
Depois de perguntar se todos em casa sabiam o que significava, aceitei a responsabilidade de lutar e defender os interesses dos colegas que integram a OAB-Porto Seguro.
J.I.: Quem será a Fernanda presidente?
F.S.: A Fernanda presidente é a Fernanda advogada. A que acredita no ser humano, no diálogo, na união, em uma sociedade mais justa, mais fraterna, no comprometimento, e trabalho para alcançar o sucesso, que os desafios e erros devem ser encarados com coragem, e que vêm para nos melhorar.
J.I.: Qual mensagem para os colegas?
F.S.: Acho que esta profissão reúne todas as outras. Sei que demanda energia. Tem algo melhor do que a sensação de ter feito Justiça, de ter amenizado a perda de um cliente, de ter proporcionado a ele a melhor defesa naquele momento? Eu amo ser advogada!