Foto: Prefeitura de Macaúbas
O Ministério Público Estadual da Bahia ajuizou uma Ação Civil Pública em que pede a interdição da sede da Delegacia Territorial de Macaúbas, no sudoeste do estado. Na ação, o MP também solicita que seja realizada imediatamente a mudança para as novas instalações.
Na ação, o MP aponta que durante inspeções foram identificadas deficiências estruturais na segurança da cela dos custodiados. Também foram apontados problemas na transferência de presos para estabelecimentos prisionais, dificuldades para realizar a perícia técnica de automóveis apreendidos e para receber os laudos periciais vindos do Departamento de Polícia Técnica de Bom Jesus da Lapa. Além disso, o MPBA ainda assinada insuficiência de profissionais do quadro da Polícia Civil.
“Novas inspeções foram realizadas em 18 de outubro de 2022 e em 26 de abril deste ano, no entanto, foram constatadas as mesmas condições, sem nenhuma melhoria”, destacou o promotor de Justiça Victor Santana, que assina a ação.
Santana ainda ressaltou outros problemas apresentados pela Delegacia de Polícia Civil de Macaúbas, como comprometimento visível da estrutura física e das instalações elétrica e hidráulica, sem circuito de monitoramento eletrônico e vigilância; e o fato das celas possuírem uma estrutura insalubre e frágil, que propicia frequentes fugas dos custodiados.
As informações são do MPBA