A ação reconhece oficialmente a colaboração excepcional do cantor à cultura do Brasil
Foto: Antonio Carlos Mafalda/Folhapress
Por Edilaine Rocha
Na segunda-feira, 08, foi promulgada a Lei 14.793, Luiz Gonzaga, que inscreve o “rei do baião”, como herói da Pátria. A norma reconhece oficialmente sua colaboração excepcional à cultura do Brasil.
Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu em 1912 na cidade de Exu, interior de Pernambuco.O compositor brasileiro faleceu em 1989, aos 77 anos. O famoso Gonzagão é reconhecido como um personagem importante no repertório musical nordestino e por representar o baião e o xote, estilos típicos da região.
O cantor é dono de um vasto repertório na música brasileira como “Asa Branca”, “Juazeiro”, “Xote das Meninas” e “Baião”. Luiz Gonzaga contribuiu significativamente para a conservação cultural e respeito pela música de seu estado, que contém elementos do folclore local em suas composições.
A relevância do artista ultrapassou fronteiras e seus trabalhos viraram agentes da representatividade cultural brasileira internacionalmente, onde promoveu um legado que permanece na música popular brasileira com composições gravadas por artistas atuais.
Com informações do portal Migalhas