Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Justiça no Interior

Cidade é incluída como polo de aplicação do exame da Ordem

Foto: Reprodução

 

Por Malu Lima

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou na sexta-feira, 29 de dezembro de 2023, o edital do 40º Exame de Ordem Unificado, em que anuncia a cidade de Irecê, no centro-norte da Bahia, como polo de aplicação do exame no estado. Há mais de dez anos não se incluía uma nova cidade como local de prova.

 

Confira a lista de locais e prova divulgada pela FGV

 

 

O anúncio da inclusão de Irecê como local de prova se deu após ação da Ordem dos Advogados do Brasil — Subseção de Irecê, por meio da presidente Leonellea Pereira. A presidente de subseção enviou o pedido à presidente da seccional estadual, Daniela Borges, a qual encaminhou o pedido para o Conselho Federal, e empenhou-se para que o pedido posse aprovado pela Comissão Nacional do Exame de Ordem.

 

Em 2023, as cidades de aplicação do exame da ordem eram apenas Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A última cidade incluída foi Juazeiro, em 2010, e desde então muitos cursos de Direito foram abertos no interior do estado, o que fortaleceu o argumento da presidente da OAB-Irecê argumentou pela inclusão da cidade como polo de aplicação da prova.

 

Existem pelo menos sete cursos de Direito em funcionamento em um raio de até 300km de Irecê. Desses cursos, dois são em Irecê e os outros cinco estão nas cidades de Jacobina, Itaberaba e Senhor do Bonfim. Esses cursos abrem anualmente 585 vagas para novos alunos de Direito. “A distância dessas três cidades para Irecê é menor que a distância de Irecê para o polo de aplicação de prova mais próximo, Feira de Santana, que fica a quase 400km”, argumenta a advogada.

Para Leonellea Pereira, “esta é uma conquista da nossa Subseção que será muito importante para toda a região, não apenas para os bacharéis que poderão realizar a prova aqui, mas também pela movimentação da economia local com a realização das provas, especialmente o setor hoteleiro, restaurantes e transportes”, afirmou.

 

“Agradecemos o empenho da presidente da Daniela Borges, bem como a todos os conselheiros federais da Bahia que diligenciaram inúmeras vezes em Brasília a nosso pedido. Estamos muito felizes e fechamos o ano com chave de ouro com essa notícia tão esperada!”, completou Leonellea.

 

A Faculdade Irecê (FAI) manifestou formalmente à OAB o seu interesse em sediar a aplicação do exame, o que também contribuiu para que a inclusão da cidade de Irecê já acontecesse neste momento.

 

CONFIRA O EDITAL

 

Com informações da OAB Bahia


COMPARTILHAR