Foto: Arquivo Pessoal
Por: Justiça no Interior
O advogado José Eduardo Andrade Pires foi eleito na última quarta-feira, 24, presidente da OAB-Subseção de Ipiaú. Duda Pires, como é conhecido, recebeu 119 votos, frente aos 70 da chapa adversária e será o primeiro advogado de Ubaitaba a ocupar a presidência da OAB, desde a fundação da subseção.
No caminho em busca da presidência para o triênio 2022-2024, ele compôs a chapa “União e participação” com os advogados Genivaldo Lins (vice-presidente), Paulo Silva Júnior (Secretário adjunto) e com as advogadas Laneyde Sampaio (Secretária Geral) e Mylla Cristie (Tesoureira).
Aos 49 anos, 25 na advocacia, trabalhando nas áreas Cível, Trabalhista e Criminal, Duda Pires já ocupou o cargo de vice-presidente da Subseção entre 2013 e 2015. Em entrevista concedida ao Justiça no Interior no sábado, 26, ele apontou que a sua vitória representou alternância de poder e descentralização do comando da Ordem. CONFIRA:
JUSTIÇA NO INTERIOR: O que o resultado da eleição mostrou?
DUDA PIRES: O resultado da eleição mostrou que a advocacia da Subseção de Ipiaú quer alternância e descentralização. Alternância porque deu oportunidade a um advogado novo para ser o gestor da subseção de Ipiaú e de centralização por que deu oportunidade advogado de Ubaitaba, pela primeira vez desde a fundação da subseção, de ser o presidente da subseção.
A gente destaca que a nossa vitória foi uma das maiores vitórias da Bahia, a diferença em termos percentuais, e também é a primeira vez que um advogado fora de Ipiaú, da cidade de Ipiaú, vai ter oportunidade de ser o presidente em quase 40 anos da fundação.
J.I.: Qual oprimeiro passo da futura gestão?
D.P.: O primeiro passo da nossa gestão será o fortalecimento das comissões. Eu acredito que são as comissões da subseção e da ordem têm papel fundamental no apoio e assessoria para uma boa gestão. É através dessas comissões que a gente vai começar a dar o pontapé inicial para a mudança de mentalidade, de gestão que nós pretendemos implantar na subseção
J.I.: Quais as metas da gestão?
D.P.: A meta principal da nossa gestão é o fortalecimento da advocacia como todo. Dando oportunidade a todas as comarcas inscritas na subseção: Ubatã, Ubaitaba, Jitaúna, Ibirataia, Dário Meira. Nossa principal ideia vai ser também a transparência. Transparência na prestação de contas e também implantação de cursos para capacitação do advogado abraçando a jovem advocacia e trazendo junto para a ordem também a advocacia mais experiente. Fazendo essa ligação do advogado mais experiente, com a jovem advocacia. Unindo ambos oara o fortalecimento da subseção.
J.I.: Quem será a Duda presidente?
D.P.: Duda Pires presidente será a volta da democracia e da alternância de poder subseção de Ipiaú. Dando oportunidade a todos os advogados subseção que quiserem estar junto com a ordem para o crescimento da advocacia regional. Nós pensamos também em estimular o nascimento de novas lideranças, pessoas que queiram contribuir.
Abraçar também, sintonizar, com os anseios da sociedade. Fazendo com que a advocacia, a subseção de Ipiaú, tenha cadeira nos conselhos municipais de Saúde, Educação, de Segurança Pública.
Nós vamos trabalhar também visando essa sintonia, esse entrelaçamento com a sociedade. Eu enxergo a OAB caminhando lado a lado com a sociedade. A OAB forte é o reflexo de uma sociedade participativa e justa.
J.I.: Qual o recado para os colegas?
D.P.: O recado que eu quero mandar para os colegas é de esperança e fé. Esperança que dias melhores virão. A democracia voltará a ser a nossa bandeira principal. E fé que nós conseguiremos implantar todos os compromissos assumidos na campanha. Com isso tudo, só temos a ganhar. Todos os advogados, sociedade e Poder Judiciário e acreditando sempre que dias melhores virão.