Foto: Câmara de Vereadores de Ilhéus
Nesta terça-feira, 04, o desembargador Marcelo Silva Britto, do Tribunal de Justiça da Bahia, determinou a volta do vereador Abraão Oliveira dos Santos, PDT, ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, sul da Bahia.
Abraão foi eleito para o posto em 21 de dezembro de 2022 para o biênio 2023-2024. No pleito, ele recebeu 11 dos 12 votos.
Porém, a eleição foi contestada pelo vereador Evilásio Lima Valverde Filho, que apontou irregularidades no processo, como o não cumprimento do Regimento Interno do Poder Legislativo.
A contestação foi aceita pelo juiz Alex Venícius Campos Miranda, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Ilhéus, que na quinta-feira, 30, suspendeu a eleição de maneira liminar.
O juiz também determinou que a vereadora Ivete Maria de Souza, do União Brasil, a mais velha da casa, assumisse a presidência.
O vereador Jerbson Moraes, PSD, recorreu da decisão do TJBA. Ao analisar o caso, o desembargador Marcelo Britto, entendeu que o afastamento da mesa-diretora causaria prejuízos aos trabalhos da Câmara.