Foto: Divulgação
Por: Justiça no Interior
Nesta sexta-feira, 26, às 07h, Tv’s e Rádios de toda a Bahia levam ao ar o primeiro bloco do horário eleitoral das eleições de 2022. Até o dia 29 de setembro, candidatos a presidente da República, governador, senador e deputados federais e estaduais poderão se comunicar diretamente com os 11.291.528 milhões baianos aptos a votar neste ano.
A propaganda eleitoral será dividida em dois blocos diários. No Rádio, entre 7h e 7h25 da manhã e 12h e 12h25. Na TV, a veiculação acontece de 13h às 13h25 e entre 20h30 e 20h55. Nas segundas, quartas e sextas, as propagandas são dos candidatos aos governos estaduais, Senado e Assembleias Legislativas. Nas terças, quintas e sábados vão pedir votos os candidatos à Câmara dos Deputados e ao Palácio do Planalto.
Quem primeiro vai aparecer para os eleitores baianos é o candidato do União Brasil, ACM Neto. Por ter conseguido reunir a maior quantidade de partidos à sua volta, a campanha terá 4 minutos e 39 segundos.
Em seguida será a vez do candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, que terá 3 minutos e 39 segundos. Na sequência é a vez do candidato do PL, João Roma, que terá 1 minuto e 12 segundos de propaganda. O candidato do PSOL, Kleber Rosa, terá 27 segundos. Giovani Damico, PCB, e Marcelo Millet, PCO, não terão tempo de propaganda, porque seus partidos não superaram a chamada cláusula de barreira.
Na campanha de Senador, o candidato Cacá Leão, PP, terá 2 minutos e 19 segundos; Otto Alencar, PSD, 1 minuto e 49 segundos; Raissa Soares, PL, 36 segundos e Tâmara Azevedo, PSOL, 27 segundos. Os demais candidatos não terão direito ao horário eleitoral.
Em um eventual segundo turno, uma nova distribuição de horário será feita pela Justiça Eleitoral, uma vez que o tempo de propaganda em rede e por inserções será dividido igualitariamente entre partidos, federações e coligações das candidatas e candidatos.