Quinta-Feira, 30 de maio de 2024
Justiça no Interior

Editorial: A importância da imprensa no contexto jurídico-eleitoral no interior da Bahia.

O nosso blog tem acompanhado os julgamentos eleitorais diante do respeitável Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e tem percebido que a imprensa, sobretudo os blogs locais, tem desempenhado um papel fundamental na publicidade também de atos jurídico-eleitorais que tem, inclusive, influenciado nos julgamentos.
Noticiamos aqui o julgamento relativo ao Município de Piritiba onde a Corte Eleitoral entendeu pela validade do edital de convocação para realização de convenção partidária em virtude de sua publicação em blog local.
Ressaltando mais uma vez a importância do princípio da publicidade, o TRE, na manhã desta quinta-feira, novamente levou em consideração o trabalho da imprensa para deferir um registro de candidatura no Município de Vereda, onde um blog local teria noticiado, antes do pedido de registro, a omissão do nome de um candidato na lista enviada pelo respectivo partido.
Emerge desses e de outros julgamentos a importância da imprensa na observância do princípio da publicidade, tão caro à democracia brasileira.

Malu Lima
Editora


COMPARTILHAR