Foto: Divulgação
A Defensoria Pública do Estado da Bahia lançou nesta quinta-feira, 27, a cartilha informativa “Eu Me Protejo”. O livreto aborda as diferenças que separam gestos carinhosos de comportamentos abusivos.
A cartilha tem como alvo o público infantil e aborda aspectos como a consciência corporal das crianças, o papel do consentimento, a importância de estabelecer limites na convivência com conhecidos e desconhecidos, e como e onde buscar ajuda se algo estiver errado.
O produto é um fruto de colaboração entre o projeto “Eu Me Protejo”, formado por especialistas e profissionais da Educação, da Psicologia, do Direito e da Medicina, junto com a Coordenadoria Especializada de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da DPE/BA e a Coordenadoria Especializada de Direitos Humanos.
A iniciativa recorre a ilustrações e linguagem simples e acessível para abordar exemplos sobre o que é adequado ou não em momentos rotineiros como a hora do banho, a troca de roupa ou a ida ao banheiro.
O livreto também apresenta o trabalho da Defensoria Pública e reforça o papel da instituição como instrumento para a educação em direitos, de forma a prevenir episódios de abuso e violência na infância. O conteúdo também está disponível para download e consulta do público por QR Code.
As informações são da DPE-BA