Quinta-Feira, 21 de novembro de 2024
Justiça no Interior

Conferência da Mulher Advogada aborda “Evolução e Protagonismo” em 2024

A 4ª edição do encontro contará com a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Daniela Teixeira. A ministra atuou como advogada por 27 anos até que foi indicada à vaga a Corte Superior pelo quinto constitucional da advocacia

 

Foto: Divulgação

 

Por Malu Lima

 

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) realiza, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), a 4ª edição da Conferência Nacional da Mulher Advogada. As inscrições podem ser feitas por meio do site do evento no link até o dia 15 de março.

 

O evento acontece durante os dias 14 e 15 de março, em Curitiba, capital do Paraná. Neste ano, o tema a conferência tem como tema central “Evolução e Protagonismo” e vai debater s principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

 

A 4ª edição do encontro contará com a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Daniela Teixeira. A ministra atuou como advogada por 27 anos até que foi indicada à vaga a Corte Superior pelo quinto constitucional da advocacia. Daniela Teixeira vai conduzir as conferências magnas em conjunto com a médica cardiologista e professora da Universidade de São Paulo, Ludmilla Hajjar, que recebeu o Prêmio CAPES e o Prêmio USP para Mulheres na Ciência.

 

A presidente da CNMA, Cristiane Damasceno, explica que o evento é pensado para celebrar as mulheres advogadas, que hoje são mais da metade do total de advogados do país. É, também, segundo ela, um ambiente para pensar questões específicas e avançar em direção à igualdade de gênero.

 

“A Conferência Nacional da Mulher Advogada será um espaço em que poderemos trocar experiências, nos acolher e ouvir, e, para além disso, consolidar entendimentos e avançar nessas conquistas, refletindo sobre os passos dados até aqui e os que queremos dar a partir de agora”, afirma a presidente. 

 

Durante os dois dias de encontro, as congressistas  poderão participar de debates sobre diversos temas, como: prerrogativas da mulher advogada, advocacia com perspectiva de gênero, comunicação persuasiva, marketing jurídico, saúde emocional, mulher na política eleitoral e constitucional, reforma tributária, trabalho de cuidado e invisibilidade, gestão de escritório, assédio e ética, maternidade e advocacia, violência obstétrica, liderança interseccional, lawfare de gênero, tribunais superiores, enfrentamento ao racismo, novos nichos de mercado, governança e ESG, dentro outros.

 

Além disso, a conferência oferece oficinas de diferentes temáticas, como fotografia e vídeo profissionais, tribunal do júri, o uso da inteligência artificial na advocacia, sustentação oral e oratória, media training, precificação de honorários, gestão financeira.

 

O evento certificará os participantes em vinte horas a título de atividade complementar e a forma de pagamento por boleto bancário encerra-se no dia 1º de março de 2024.

 

Com informações da OAB Nacional


COMPARTILHAR