Sexta-Feira, 28 de novembro de 2024
Justiça no Interior

JACOBINA: OAB pede que Câmara de Vereadores abra CPI para investigar caos na saúde

Foto: Prefeitura de Jacobina

Por: Justiça no Interior

Nesta sexta-feira, 17, a Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Jacobina, norte da Bahia, solicitou à Câmara de Vereadores do município a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar omissões na saúde do município.

No ofício enviado ao Presidente da Câmara Municipal, vereador Clodoaldo Moreira, a OAB destaca que a saúde pública da cidade está em colapso e que a Ordem alerta sobre o risco de descontinuidade dos serviços na área hospitalar

“Em razão da falta de pagamento de profissionais das mais diversas áreas, suspeita de desrespeito a direitos trabalhistas e desestruturação da pasta da saúde e ontem, dia 16 de fevereiro de 2023, tivemos a interrupção total dos serviços médicos às gestantes do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho por falta de médicos anestesiologistas e obstetras”.

A Ordem defende a investigação para apurar a situação da saúde pública, tanto na área hospitalar, quanto na atenção básica.

Em conversa com o Justiça no Interior, o presidente da OAB-Jacobina, Alisson Fontes, afirma que os hospitais municipais da cidade estão terceirizados e que uma série ofícios foram encaminhados para vários órgãos para tentar solucionar a questão, que já dura um ano, mas, infelizmente, a situação não foi solucionada.

“Os hospitais estão sendo administrados por uma empresa privada que não consegue honrar os compromissos financeiros com funcionários e prestadores de serviços. Na Atenção Primária à saúde Jacobina possui os piores índices no Previne Brasil. Em ambos os casos, existem indícios de má administração dos recursos públicos, motivo pelo qual, após o envio de vários ofícios para vários órgãos de controle, há a necessidade de apuração pela Câmara Municipal de Vereadores”, concluiu.


COMPARTILHAR