Foto: Reprodução
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia promove, neste mês de janeiro, uma série de eventos e atos em homenagem ao Mês da Visibilidade Trans. O conjunto de atividades tem como objetivo reafirmar direitos, conquistas, reforçar a luta contra a Transfobia e ampliar a rede de acolhimento e proteção de pessoas trans e travestis no estado. As ações são realizadas pelo Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT), equipamento ligado à SJDH.
Neste ano, acontecem inúmeros eventos durante a celebração do Mês da Visibilidade Trans, como o Trans Sarau, que aconteceu na sexta-feira, 13 de janeiro, o Seminário Papel da Psicologia no Processos Transexualizador, a Trans Pride Pedal, o Cortejo da Diversidade, que foi destaque na tradicional Lavagem do Bonfim, na quinta-feira, 12.
Durante as festividades também vai ser realizado o Transvisíveis, Mostra de Arte Visual que durante uma semana vai expor obras de artistas trans de todo Brasil nas dependências do CPDD LGBT, que é gerido pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo a partir de convênio com a SJDH.
O Mês da Visibilidade Trans é uma forma de homenagear aqueles que em 29 de janeiro de 2004 tiveram a coragem de protestar em Brasília, exigindo respeito e direitos até então subtraídos da população trans e, assim, transformando a data em marco na luta contra a LGBTfobia.
“Desde então os anos começam reverenciando uma população historicamente vilipendiada de seus direitos e vítima de todo tipo de preconceito, além de invisibilizada pela ausência de políticas públicas. A nós, do CPDD, cabe acolher e oportunizar”, pontua o coordenador do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, Renildo Barbosa, lembrando que o Mês da Visibilidade Trans tem um calendário extenso de ações.
Confira a agenda dos eventos:
Transvisíveis – Casarão da Diversidade, entre os dias 16 e 27, a partir das 14
Seminário Papel da Psicologia no Processo Transexualizador – Casarão da Diversidade, dia 19, a partir das 14h
Trans Pride Pedal – Rio Vermelho à Barra, dia 22, a partir das 08h
As informações são da SJDHBA