Foto: Reprodução
Por: Justiça no Interior
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia disponibilizou o Chatbot Maia para que os cidadãos baianos denunciem informações falsas, distorcidas e/ou descontextualizadas contra o Sistema Eleitoral A ferramenta está disponível no número de Whatsapp (71) 3373-7000.
Para utilizar a ferramenta, o eleitor deve enviar uma mensagem com “Oi” e digitar o número 6. Feito isso, a pessoa irá receber o link do Sistema de Alerta de Desinformações contra a Eleições, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema, entretanto, não receberá denúncias de desinformação envolvendo candidatos e partidos políticos, pois o objetivo é assegurar a integridade do processo eleitoral brasileiro e do sistema de votação eletrônico.
No ato da denúncia, o eleitor deve apresentar elementos como: em qual plataforma a desinformação ocorreu (se foi no Instagram, Facebook, ou outras redes sociais ou página da internet); se tem links que comprovam a acusação; se tem vídeo; e se a informação já foi verificada por alguma agência de checagem. Também é possível enviar arquivos para comprovar o ato de desinformação.
O Chatbot Maia também disponibiliza o link para o aplicativo Pardal, desenvolvido pelo TSE. Por meio dele é possível denunciar irregularidades de propaganda de rua, como em postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus, outdoors, por exemplo; telemarketing, sites não hospedados no Brasil, envio de mensagens eletrônicas ou instantâneas; showmícios e eventos similares para promoção de candidato, entre outros. Para baixar o aplicativo, basta digitar o número 5 no Chatbot Maia. O aplicativo do Pardal pode ser baixado gratuitamente para celulares Android ou IOS.
Com informações do TRE-BA