Foto: Divulgação
Na terça-feira, 16, a Polícia Federal deflagrou a “Operação Ajuste” com o objetivo de desarticular um possível esquema de fraude em dispensas de licitação promovidas pelo município de Nova Soure, destinadas à aquisição de testes de detecção do Coronavírus e direcionadas em favor de uma única empresa.
Segundo a PF, a investigação detectou que a Prefeitura se utilizou de procedimentos ilegais, a partir de cotações apresentadas por empresas vinculadas entre si e em suposto conluio, com o fim de viabilizar a aquisição de 2.550 testes rápidos por um total de R$ 203.355,00, no ano de 2020.
As investigações contam com fiscalização da Controladoria Geral da União – CGU – que aponta alterações do quadro societário das empresas envolvidas dando contornos de grupo comercial, além de irregularidades formais nos procedimentos de dispensa investigados.
Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão nas cidades de Lauro de Freitas e Nova Soure, todos expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Alagoinhas. Os investigados podem responder pelo crime de dispensa ilegal de licitação.
As informações são da Polícia Federal