Foto: Divulgação/DPE-BA
A 1ª Regional da Defensoria Pública, sediada em Feira de Santana, retomou a realização do “Natal com Direitos”. O projeto iniciou as atividades no último dia 25 de novembro e segue até 17 de dezembro com o compromisso de promover educação em direitos para os assistidos em espera para atendimento na instituição.
Este ano o início do projeto foi antecipado para incluir as discussões do novembro azul e do novembro negro. Os cuidados com a saúde masculina foi tema da palestra ministrada pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Isabela Machado, no último dia 25, e o racismo foi discutido pela defensora pública Manuela Passos, no dia 26.
Durante o período de realização do projeto, defensores/as públicos/as, servidores/as e estagiários/as atuam como facilitadores em palestras, oficinas e outras atividades que abordam os mais diversos temas ligados à garantia dos direitos. As atividades acontecem na recepção da unidade, geralmente pelas manhãs, por haver maior fluxo de pessoas.
“Este ano, trazemos temas atuais, como o superendividamento. Tivemos nova lei sobre a matéria publicada em julho e a Defensoria está se preparando para atender às demandas que ela nos traz. Também faremos uma abordagem do projeto “Eu cuido” junto aos assistidos. Nossa psicóloga vai compartilhar temas e discussões que estamos trabalhando com nossa equipe interna”, destacou a coordenadora da DPE/BA em Feira de Santana, Liliane do Amaral.
Outra novidade da segunda edição do “Natal com Direitos” são os esclarecimentos acerca do Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda do Governo Federal, que serão feitos pela assistente social da unidade. “Ela vai informar quais são os critérios, como faz para receber o auxílio. Vai ser um momento muito importante para nossos assistidos porque eles também são público do auxílio”, conta Liliane.
As informações são da Defensoria Pública do Estado da Bahia