Foto: USP
Entre os dias 8 e 12 de setembro, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia realizou 2.367 audiências durante a Semana Semana Nacional da Conciliação. De acordo com o TRT5, o objetivo da Semana foi promover a solução dos conflitos trabalhistas por meio do acordo, além de garantir a efetiva quitação dos débitos reconhecidos em juízo.
Das audiências que foram realizadas, 616 ocorreram nas varas da capital e 759 nas varas do interior do estado. Houve ainda 108 audiências de processos pautados pelo Centro de Conciliação de 1º Grau (Cejusc 1) e 884 pelo Centro de Conciliação de 2ª Instância (Cejusc 2). A maioria das audiências foi realizada por videoconferência, em razão dos protocolos sanitários adotados para evitar a transmissão da covid-19.
A Semana é realizada anualmente pelo CNJ desde 2006 e envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. A campanha de participação deste ano trouxe o conceito “Conciliação: Mais tempo para você”, e tentou mostrar às pessoas como elas podem aproveitar melhor o seu tempo ao optar pelo método do diálogo para a resolução de conflitos, com praticidade e rapidez para as partes, e maior eficiência para a estrutura judiciária.
As informações são do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região