Foto: PJBA
Por: Justiça no Interior
A Comarca de Tucano, região Nordeste da Bahia, ganhou na sexta-feira, 29/10, um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). A cerimônia de inauguração do espaço contou com a presença do Presidente do Poder Judiciário Baiano, Desembargador Lourival Almeida Trindade.
Em seu discurso, o Presidente apontou que a natureza dos CEJUSC’s é atender, além dos operadores do direito e atores jurídicos, o cidadão comum. “É necessário que nesses instantes nós façamos o perfil da significação institucional que uma inauguração dessa natureza possui”.
A magistrada Sirlei Caroline Alves Santos, Juíza da Comarca de Tucano, destacou que o novo Centro vai atender os mais de 50 habitantes do municípios e auxiliar no prosseguimento de mais de 11 mil processos que tramitam na cidade. “Para além de facilitar o acesso à justiça e a capilarização do judiciário, o CEJUSC favorece a todo povo de Tucano”.
Os CEJUSC’s atuam nas áreas de família, consumidor, cível, fundiária, fazendária e criminal. De acordo com o PJBA, o Centro é um instrumento de pacificação social, para a resolução de conflitos de forma consensual entre as partes, por meio de um acordo, com o intermédio de um mediador/conciliador.