Esplanada se torna o quarto município baiano a receber um Econúcleo, o modelo ecológico de sede da Defensoria da Bahia
Foto: Reprodução
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) inaugura na quinta-feira, 04 a nova sede a instituição em Esplanada, no nordeste do estado. Além de Esplanada, a DPE/BA instalada na cidade também atende aos moradores de Acajutiba e Aporá.
A cerimônia de inauguração ocorrerá a partir das 9h30, na Rua Virgílio Ribeiro de Araújo, s/n, Centro. O Econúcleo de Esplanada receberá o nome de Timbó, em homenagem ao quilombo certificado há mais tempo pela Fundação Palmares e à sesmaria, lote de terras, que deu origem ao município.
O evento é aberto ao público e contará com a presença da defensora pública geral, Firmiane Venâncio, da defensora Daniely Oliveira e do defensor Antônio Agnus Filho, que atuam na unidade, além de autoridades locais.
Esplanada se torna o quarto município baiano a receber um Econúcleo, o modelo ecológico de sede da Defensoria da Bahia, já implementado em Irará, Campo Formosob e Catu. A estrutura é montada a partir de sistemas modulares, com isolamento termoacústico, mantendo a temperatura interna e reduzindo ruídos externos, e utiliza energia solar para seu funcionamento.
A Defensoria Pública Estadual atua na defesa dos interesses das pessoas que não podem arcar com advogado particular e custas judiciais. Além de ingressar com ações judiciais, a DPE-BA atua pelas vias administrativas para garantia de direitos, colaborando na implementação, efetivação e fiscalização de políticas públicas.