Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Justiça no Interior

Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra baiano por financiamento dos atos antidemocráticos

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira, 08, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem o objetivo de identificar as pessoas que fomentaram os ataques ocorridos à sede dos Três Poderes em Brasília, há exatamente um ano. A operação prendeu um baiano acusado de financiar os atos antidemocráticos.

Conforme apuração da TV Globo, Wagner Ferreira Filho teria pagado R$24 mil para fretar um ônibus de manifestantes até Brasília. A TV afirma que o  material genético dele foi encontrado no Salão Negro do Congresso Nacional. Wagner foi detido e levado à superintendência da PF, em Salvador. Não há outras informações sobre os alvos dos mandados de busca e apreensão.

Nesta fase da Operação, a PF cumpriu, além do mandado de prisão preventiva, mais 46 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal. Na Bahia, foram cumpridos outros 2 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Salvador e Barreiras.

Segundo as investigações, são apurados os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A PF ainda determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

A Polícia calcula que os valores dos danos ao patrimônio causados durante os atos do dia 08 de janeiro podem chegar até R$40 milhões.

Com informações do Correio da Bahia e do G1


COMPARTILHAR