Foto: Divulgação
O juiz Manassés Xavier dos Santos, da 50ª zona eleitoral, do município de Monte Santo, no norte da Bahia, determinou a cassação dos mandatos de quatro vereadores do União Brasil, antigo Dem. O partido foi acusado de fraude na cota de gênero, com o lançamento de candidatura laranja
De acordo com a denúncia, apresentada pela Procuradoria Eleitoral da Bahia, o União Brasil lançou, de forma fictícia, a candidatura de Anilândia Silva de Andrade Souza, a Ana da BG, que não recebeu nenhum voto nas eleições de 2020, para o cumprimento de 30% da cota de gênero.
De acordo com os autos, a candidata não fez campanha eleitoral, não fez nenhum gasto eleitoral, nem recebeu recursos do fundo partidário. A candidata teria feito campanha para o irmão, Berlândio Silva de Andrade, o Berg da BG, que estava no mesmo partido.
Ao analisar o caso, o juiz Manassés dos Santos reconheceu a fraude, anulou os votos do partido e determinou os cálculos do quociente eleitoral e partidário, para que sejam redistribuídas as vagas dos vereadores cassados entre os demais partidos.
Com a decisão, os mandatos dos vereadores Rosilange, Carlinhos Auto Peças, Paulina e Cleber do Rege foram cassados. Cabe recurso da decisão.