Foto: Agência Brasil
Na quarta-feira, 15, o Conselho Nacional de Previdência Social divulgou a nova taxa de juros mensais para empréstimos consignados em benefícios previdenciários.
De acordo com a Resolução, o teto para empréstimos consignados cai de 2,14% para 1,70%. Para empréstimos realizados com cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa máxima vai de 3,06% para 2,62%.
Somente os novos contratos serão impactados pela medida. Os contratos vigentes permanecerão com as taxas contratadas anteriormente.
Após a divulgação das novas taxas, os bancos: Bradesco, Itaú, Pan, Banco Mercantil do Brasil, C6 Bank e Daycoval, suspenderam a concessão de empréstimos nessa modalidade.
Bancos públicos como Caixa e Banco do Brasil também suspenderam suas operações de empréstimo.
Em nota, a Febrabam afirmou que “os patamares de juros fixados não suportam a estrutura de custos do produto e os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado, levando um público, carente de opções de crédito acessível, a produtos que possuem em sua estrutura taxas mais caras (produtos sem garantias), pois uma parte considerável já está negativada”.