O evento foi marcado por palestras ministradas por renomados profissionais do meio jurídico
Foto: Michele Lima
Durante os dias 18, 19 e 20 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — Subseção de Vitória da Conquista promoveu o Seminário Internacional do Sudoeste, com o tema “Construindo Direitos, Fazendo História e Efetivando Cidadania”. O evento foi marcado por palestras ministradas por renomados profissionais do meio jurídico.
No primeiro dia, foram abordados temas como o impacto do protocolo com perspectiva de gênero na construção da equidade. Na oportunidade, a Comissão da Mulher e da Mulher Advogada, em conjunto com a Comissão de Ética, entregou um documento à presidente da OAB Bahia, Daniela Borges, elaborado durante o 1º Fórum da Mulher Advogada do Interior da Bahia.
Também houve homenagem à União de Mulheres, em reconhecimento ao seu importante trabalho na cidade de Vitória da Conquista.
No segundo dia, destacaram-se temas como a participação das mulheres no pleito eleitoral, direito das mulheres e direito do trabalho, além de painéis voltados para discussões eleitorais.
O dia encerrou com o lançamento do livro “Democracia Ameaçada — a ADJC e a defesa da democracia”, de Vandilson Costa, e a apresentação do projeto “Coração de Tinta”, dirigido por Janine Matos — Juíza da Vara do Júri do TJBA e por Márcio Henrique.
No terceiro e último dia, o público teve a oportunidade de acompanhar palestras ministradas por Cláudia Iriarte Rivas, professora da Universidade do Chile, pelos advogados Ruy Medeiros, Ronaldo Soares, Lívia Meurelle, entre outros.
Além das palestras, a manhã do dia 21 de março foi dedicada à apresentação de trabalhos científicos, com a participação de estudantes de Direito de diversas Faculdades de Vitória da Conquista.
Em entrevista sobre o Seminário, Luciana Silva, presidente da subseção de Vitória da Conquista, destacou a importância do evento para o debate sobre o Direito e a sociedade. “A Ordem dos Advogados do Brasil tem essa peculiaridade, historicamente, de sempre ter esse diálogo com a sociedade e intervenções na efetivação de direitos”, ressaltou Luciana.
Com informações da OAB Conquista