Segunda-Feira, 16 de setembro de 2024
Justiça no Interior

VITÓRIA DA CONQUISTA: OAB Bahia realiza VIII Colégio de Presidentes

Foto: Justiça no Interior

Por: Justiça no Interior

A Ordem dos Advogados do Brasil — Seção da Bahia (OAB-BA) realizou, nos dias 22 e 23 de novembro, o VIII Colégio de Presidentes de Subseções. O evento aconteceu na Subseção de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e contou com a presença de advogados, advogadas e presidentes de subseção de toda a Bahia.

Primeiro dia do VIII Colégio de Presidentes

O Colégio aconteceu no auditório da instituição em Vitória da Conquista. A mesa alta da reunião contou com a presença dos membros da diretoria da seccional, Daniela Borges, Chris Gurgel, Hermes Hilarião, Esmeralda de Oliveira e Ubirajara Ávila, da presidente da OAB Vitória da Conquista, Luciana Silva, do Conselheiro Seccional e presidente da comissão de relações com o interior, Carlos Medauar e do presidente da CAAB, Maurício Leahy.

Segundo dia do VIII Colégio de Presidentes

O Colégio de presidentes das subseções da OAB Bahia tem o objetivo de discutir as demandas para o fortalecimento da advocacia de cada região. O encontro de presidentes iniciou com a apresentação de realizações da OAB Bahia por todo o estado e em seguida foi iniciado o debate sobre as questões da pauta. Durante os dois dias de evento foram pautados(as):

  1. Dificuldades e entraves para recebimento de RPVs e Precatórios no Banco do Brasil;
  2. Problemas de juntadas de retorno de AR nos processos trabalhistas;
  3. Permanência dos problemas na SEFAZ para emissão do ITCMD;
  4. Enfrentamento de captação de clientes por estagiários e Bacharéis;
  5. Interação da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional com as Subseções;
  6. Apresentação do relatório do GT de designação de magistrados;
  7. Lei do Piso Salarial da Advocacia na Bahia: Atualizar projeto e promover nova movimentação;
  8. Necessidade de provocação ao MP e MPF para investigação sobre crimes virtuais envolvendo informações de processos judiciais em andamento, utilizando nome de advogados;
  9. Proposta de criação de GT para atuar na sugestão PL para criação dos cargos de Conciliador, juiz leigo e mediador judicial no TJBA para acabar com REDA e contratos precários de prefeituras;
  10. Falta de atendimento presencial pelo MP e MPF;
  11. Proposta de envio de Ofício para o(a) Representante da 6ª Superintendência Regional da CODEVASF quanto a recuperação da hidrovia do Rio São Francisco;
  12. Proposta de Convênio Interinstitucional para seleção, formação e treinamento de Conselheiros Tutelares;
  13. Projeto interinstitucional Caravana das Mulheres

O evento foi marcado pela participação de diversos presidentes do interior durante a discussão. Diversos presidentes de todas as regiões da Bahia compartilharam as suas experiências em suas cidades e também propuseram soluções para os entraves dos colegas.

A presidente anfitriã, Luciana Silva, destacou a função do Colégio como espaço na OAB para discutir demandas e fazer encaminhamentos da advocacia baiana. “A subseção de Vitória da Conquista está tendo a oportunidade de sediar esse evento tão importante, isso mostra o prestígio da advocacia do interior na atual gestão”, disse.

Presidente da OAB Vitória da Conquista, Luciana Silva. Foto: Justiça no Interior.

O evento foi concluído após dar encaminhamento às demandas discutidas, entre elas as dificuldades e entraves para recebimento de RPVs e Precatórios no Banco do Brasil. O presidente da OAB Jequié, Luís Henrique Malta afirmou que foi realizada uma reunião com a superintendência e o setor jurídico do Banco do Brasil para que sejam solucionados os problemas.

Henrique Malta ainda ressaltou que a OAB Bahia conseguiu, junto ao TRT5, o retorno de AR’s nos processos trabalhistas. “Então finalizamos com o coração cheio de esperança por dias melhores”, completou Malta.

O presidente da OAB Itabuna, Rui Carlos Silva, também comentou um dos encaminhamentos dados durante o encontro. Rui Carlos afirmou que sobre a necessidade de provocação ao MP e MPF para investigação sobre crimes virtuais envolvendo informações de processos judiciais em andamento, utilizando nome de advogado foi pedido que Ministério Público que tome as providências legais contra o sistema de fraude junto à advocacia. “Todo esse procedimento de fraude utilizando o escritório de advocacia, utilizando nomes de clientes para pegar dinheiro, utilizando nome de juízes e da justiça, para pegar o dinheiro das pessoas. Então esse tipo de fraude vai ser duramente combatido pela OAB junto ao Ministério Público”, disse.

Confira a cobertura completa do evento no link.


COMPARTILHAR