Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Justiça no Interior

Vereador do RS é indiciado por racismo após falas xenofóbicas contra baianos

Foto: Manuelli Boschetti/Divulgação

Na segunda-feira, 13, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou o vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel, por crime de racismo em decorrência das falas xenofóbicas realizadas contra os trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves. 

O inquérito foi remetido hoje ao Poder Judiciário. O crime de racismo tem pena prevista de 2 a 5 anos de prisão, crime inafiançável e imprescritível. 

“A Polícia Civil não tem dúvidas de que o fato ocorreu e foi devidamente apurado pela 1ª DP de Caxias do Sul, sendo importante não apenas divulgar o resultado do inquérito e o consequente indiciamento do vereador, mas também contribuir para uma mudança de mentalidade da população, para que as pessoas entendam que estas posturas discriminatórias devem ser superadas por todos enquanto sociedade”, enfatizou o Delegado Fernando Sodré.

Segundo o Delegado Rafael Keller, que foi o responsável por conduzir as apurações, a investigação se pautou por uma análise objetiva dos fatos, concluindo pelos indícios de autoria e materialidade na conduta do vereador. Houve o entendimento de que em sua fala o parlamentar discriminou pessoas em razão de sua procedência nacional. Além do vereador, também foram ouvidas duas testemunhas que presenciaram o fato, bem como a análise das imagens do ocorrido.


COMPARTILHAR